Viagem Técnica do curso de Administração

20/06/2022

No dia 10 de Junho os acadêmicos da 5ª fase do curso de Administração realizaram visita técnica à empresa Raumak Packaging, em Jaraguá do Sul - SC e ao Porto de Itajaí - SC. O objetivo foi observar como acontecem, na prática, as atividades de Gestão de Pessoas e Logística estudadas durante o semestre no curso. A turma foi acompanhada pelos professores Douglas Heinz, da unidade Curricular Logística, Elisandra Marluce de Brito e Susana Gauche, de Gestão de Pessoas.

Na Raumak os acadêmicos participaram de palestra sobre a história e evolução da empresa, com foco em suas práticas de gestão de pessoas. Em seguida, puderam visitar o parque fabril e acompanhar a realização das atividades produtivas, além de conhecer e conversar com profissionais das áreas de engenharia, suprimentos, finanças, gente e gestão e marketing.

Já em Itajaí a turma recebeu informações sobre diversas práticas de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pelo Sistema Integrado de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho do porto. Em seguida visitaram a base de emergência, conhecendo equipamentos e acompanhando a simulação de ações de prevenção e contingência em caso de eventos inesperados. Finalmente ocorreu a visualização das operações logísticas do complexo portuário, abrangendo atividades de atracação e desatracação de embarcações, além de operações de carga e descarga de contêineres.

Para o prof. Douglas "a visita é fundamental para que se possa concluir com êxito tudo o que foi discutido, estudado e trabalhando durante o semestre letivo. Foi possível aprender muito sobre os processos e boas práticas de gestão e segurança tanto na empresa Raumak quanto no porto de Itajaí".

Para a prof.ª Elisandra a visita técnica teve como objetivo contribuir com a formação acadêmica e profissional dos alunos, buscando integrar o conhecimento teórico e prático por meio da apresentação de como as empresas visitadas desenvolvem suas práticas de gestão de pessoas e como essas são percebidas pelos colaboradores. "Acredito que a visita serviu para aproximar o aluno da realidade de uma empresa que aplica as práticas de gestão de pessoas e, que com isso tem bons resultados e um melhor desempenho de seus colaboradores".

Unidavi, muito além do ensino!