Summaê: inovação no modo de ensinar

21/06/2022

No dia 20 de junho, na Unidavi, foi realizada com a 1ª fase do curso de Sistemas de Informação, na disciplina de Matemática Discreta, mais uma edição do projeto Summaê. O nome do projeto significa "soma com chapéu", e no dia do evento, todos os participantes usam o acessório.

O projeto consiste na produção de vídeos criativos desenvolvidos pelos próprios alunos utilizando a participação de personalidades famosas ou cenas de filmes, com perguntas sobre a matéria estudada e que são respondidas em forma de jogo.

O objetivo do projeto é auxiliar os alunos no processo de ensino e aprendizagem, desmistificando conceitos estudados em sala de aula. Usando os conceitos da sala de aula invertida e aprendizagem colaborativa, os alunos atuam elaborando as atividades e posteriormente as utilizam durante a realização dos jogos. O aluno se sente responsável pelo processo e sucesso da atividade, uma vez que acaba atuando diretamente em todas as fases do projeto: elaboração, execução e obtenção de resultados.

O idealizador do projeto é o professor Ricardo Fragelli da Universidade de Brasília (UnB) que, em palestras pelo país, incentiva docentes a utilizarem seus métodos para auxiliar na inserção de atividades diferenciadas e motivadoras no contexto de suas salas de aula.

"Em todos os passos a participação e interesse dos alunos foi percebida. O fato de estarmos trabalhando com algo diferente do padrão de sala de aula tradicional fez com que os alunos despertassem interesse maior pela Unidade Curricular e se envolvessem, o que resultou em materiais surpreendentes", afirmou a Prof.ª M.ª Emanuela Valério Jorge, realizadora do evento.

Unidavi, muito além do ensino!