Ação de extensão: Nutrição em Quimioterapia

06/05/2022

Na manhã de  07 de abril, quinta-feira, acadêmicos da 1ª, 3ª e 5ª fase do curso de Nutrição, acompanhados e orientados pela professora Sheila Cristina Pootz, realizaram uma ação de extensão no ambulatório de quimioterapia, na oncologia do Hospital Regional Alto Vale.

Uma oficina de lanches práticos foi a principal atividade da ação. Os acadêmicos demonstraram a produção de alguns lanches e água aromatizada, como sugestão de alimentação, visando momentos em que sintomas adversos do tratamento quimioterápico aparecem, como náuseas e diarreia. O principal objetivo da ação foi ressaltar a importância de uma adequada nutrição e hidratação do organismo durante o tratamento oncológico, buscando manter a ingestão de alimentos e líquidos, mesmo na presença dos sintomas adversos. Os estudantes encerraram a atividade entregando um folder com as receitas produzidas.

Essa ação de extensão foi um desdobramento do projeto de pesquisa ¿Nutrição em Oncologia¿, que está em andamento desde agosto de 2021. Dentro desse projeto os estudantes estudam a relação da nutrição com o tratamento do paciente oncológico, e a relação do sucesso do tratamento e qualidade de vida com a adequada ingestão de nutrientes. Assim como essa ação de extensão, o projeto de pesquisa tem entre seus objetivos levar diversas outras ações para a comunidade, principalmente para pacientes em tratamento oncológico, compartilhando a ciência e entendendo o processo do paciente.

Unidavi, muito além do ensino!