Curso de Direito leva conhecimento jurídico para alunos do Ensino Fundamental

28/10/2022

Acadêmicos do curso de Direito da Unidavi, sob orientação do Prof. Dr. Pablo Franciano Steffen, estão realizando o Projeto de Extensão Consciência nas Escolas para os alunos do Colégio Dom Bosco e da Escola de Ensino Fundamental Luís Ledra.

Os acadêmicos de Direito, divididos em equipes, são responsáveis por preparar e apresentar palestras sobre temas como Cidadania, Trânsito, Meio Ambiente, Dignidade Sexual e Tóxicos, sob o ponto de vista jurídico, aos alunos das escolas. As atividades são realizadas com estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental.

"Para os estudantes das escolas são conhecimentos extracurriculares importantes e para os acadêmicos de Direito essas atividades agregam muito à formação pois, além de pesquisarem e prepararem o tema, eles também exercitam a retórica e fazem uma ação social", explica o professor Pablo.

O projeto é realizado desde 2017 e já envolveu centenas de estudantes. "No decorrer destes anos percebemos que o projeto conseguiu atingir o objetivo de promover o pensamento crítico e estimular a busca de recursos para evitar ou solucionar possíveis desvios de conduta social. Certamente, há muito que se fazer para diminuir os problemas sociais existentes na nossa sociedade, mas é inegável que projetos como esse contribuem para um maior desenvolvimento pessoal e social dos adolescentes", finaliza o professor.

Atualmente, o projeto Consciência nas Escolas conta com a participação de aproximadamente 28 alunos do curso de Direito.