Acadêmicos e professores do Proesde realizam projeto em Santa Terezinha

02/09/2021

No sábado, dia 28 de agosto, acadêmicos e professores do Proesde Unidavi foram até Santa Terezinha para realizar um projeto sobre gestão de custos com produtores rurais do município. O objetivo do projeto é entender como funciona o dia a dia dos agricultores, sobretudo no que se refere à gestão das propriedades, para auxiliá-los no processo de custos e vendas dos produtos.

"A extensão tem essa característica de aproximar o aluno da realidade. Então quando saímos da sala de aula com aqueles elementos teóricos, temos a oportunidade de encontrá-los na prática. E é entender, daquela teoria, daquele material, o que acontece no dia a dia, o que pode ser aplicado, o que pode ser ajustado, para conseguir fazer a diferença aqui dentro do município", explica a coordenadora do Proesde Unidavi, Prof.ª M.ª Márcia Fuchter.

O Proesde faz parte do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina, UNIEDU, e consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante/bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional. Diferente dos anos anteriores, em que as atividades eram realizadas em sala de aula, neste ano, a novidade foi o lançamento de projetos de intervenção em vários municípios do Alto Vale.

"Tem sido uma experiência diferenciada em relação às outras edições do Proesde. Em anos anteriores nós tínhamos eles em sala de aula sempre aos sábados e agora temos eles trabalhando diretamente em contato com a comunidade. Então o valor disso, para nós professores, é muito maior, porque auxilia tanto no processo de extensão com algo que realmente impacta a nossa sociedade, como também auxilia a gente no processo de pesquisa para que façamos trabalhos mais elaborados sobre a realidade do Alto Vale", reitera o docente do Proesde Unidavi, Prof. M.e. Andrei Stock.