Professores da Unidavi São Coautores de Publicação Internacional

29/07/2021

Lançada recentemente, a obra 'Gobernanza universitaria: Experiencias e investigaciones en Latinoamérica' discute e relata experiências de gestão universitária em diversos países, como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Perú. A publicação destaca que Instituições de Ensino Superior de excelência, tanto na esfera acadêmica como nas práticas administrativas, em especial de estratégia e planejamento, são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região.

Um dos capítulos, intitulado 'Utilización de la Planificación Estratégica y el Balanced Scorecard en la Gestión Universitaria', foi escrito em coautoria pelos professores mestres Douglas Heinz e Gilberto Luiz Maschio, do curso de Administração da Unidavi. Nele, os autores discutem e exemplificam a aplicação do planejamento estratégico e da ferramenta Balanced Scorecard no contexto da administração de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Para o prof. Gilberto Luiz Maschio, o que distingue organizações de sucesso é o que elas conseguem entregar para a sociedade. "Os processos são importantes, mas as entregas são fundamentais. Quando foi criada a metodologia de planejamento da Unidavi, em 2012, foi com esse propósito: entregar aos gestores ferramentas que possibilitam decisões assertivas e, assim, possam contribuir para a realização da missão institucional, que é promover o conhecimento e o desenvolvimento com qualidade de suas ações e resultados. Me sinto gratificado por poder contribuir neste processo", explica ele.

Já o prof. Douglas complementa que "as IES exercem um papel essencial na sociedade, formando profissionais éticos e capacitados. E mesmo possuindo características distintivas de outros tipos de organizações, atuam em um ambiente altamente regulado e competitivo, por isso necessitam adotar práticas de gestão profissional como as apresentadas na publicação. Além disso, o reconhecimento internacional do material produzido evidencia a atualidade e relevância dos conteúdos ensinados e praticados no curso de Administração da Unidavi".

A obra é aberta e pode ser acessada, mediante cadastro, no link: researchgate.net/publication