Colégio Unidavi forma 22 estudantes no Proerd

12/07/2021

Na sexta-feira, dia 9 de julho, 22 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Universitário Unidavi se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (Proerd). O programa consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família e tem por objetivo capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.

De acordo com o Comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Anderson Mello Maia,  o programa Proerd já é realizado em Rio do Sul há 21 anos.  "É um programa que contribui para a educação das crianças e elas perguntam, são participativas, pois algumas, às vezes, não têm esses assuntos tratados em casa. É importante ressaltar também essa parceria da escola em nos receber sempre de uma forma excepcional. Porque sozinho, o programa não existe", esclarece ele.

Conforme explica a diretora do Colégio Universitário Unidavi, Prof.ª Dr.ª Sandra Aparecida dos Santos, na instituição o programa acontece há aproximadamente uma década e se realiza por meio de dez encontros no período contraturno às aulas regulares dos estudantes, sempre com um representante da Polícia Militar que vem e desenvolve todo o programa em todos os encontros.

"A importância do programa está em ele trazer a reflexão sobre as escolhas. Querendo ou não, hoje o uso das drogas nas sociedades torna-se uma mazela, uma mazela social de saúde, de questões de sanidade e saúde pública. Trazer essa reflexão por meio do conhecimento nessa idade e nesse ano de escolarização é muito importante porque instrumentaliza eles de modo a qualificar suas escolhas quando saem da infância e entram no período da adolescência", finaliza a diretora.