Reitor da Unidavi, junto à comitiva Acafe, faz importante visita ao Governo do Estado

18/06/2021

Na quarta-feira, 16 de junho, o Reitor do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), Prof. Alcir Texeira, e outros reitores e dirigentes de instituições de ensino que compõem o Sistema ACAFE, promoveram uma série de visitas ao centro de Governo do Estado de Santa Catarina, às Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico Sustentável, à Fapesc, e à Assembleia Legislativa, no intuito de promoverem os agradecimentos pelo importantíssimo aporte de R$ 140 milhões ao orçamento do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), anunciado na terça-feira, dia 15 de junho, pelo Governador do Estado, Carlos Moisés. Ao todo, os recursos disponibilizados para a oferta de bolsas de estudo em universidades ultrapassam agora os R$ 467 milhões.

Prof. Alcir Texeira, em fala oportuna, agradeceu o aporte e fez questão de reforçar a importância das Instituições Comunitárias para o desenvolvimento regional e que o aporte destinado às Bolsas de Estudo vai trazer oportunidades a muitos que pretendem cursar uma graduação em uma Instituição de qualidade e que não conseguem por algum impedimento financeiro. Ressaltou e fez questão de parabenizar o Governo do Estado por cumprir com o repasse dos 5% da arrecadação para a educação. "Ação inédita e fundamental para a construção de um futuro mais promissor", ressalta o Reitor da Unidavi.

A comitiva também aproveitou a ocasião para entregar o caderno "Acafe em Ação", um inventário das inúmeras ações sociais, de pesquisa e extensão ao Secretário de Educação, Luiz Fernando Vampiro, ao Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano José Buligon, e ao Presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen. A visita foi estendida à Assembleia Legislativa, onde a comitiva foi recebida pelo Presidente da ALESC, deputado Mauro de Nadal (MDB), e aos gabinetes do deputado Rodrigo Minotto (PDT), deputado Ismael dos Santos (PSD), deputado Milton Hobus (PSD), deputado Carlos Chiodini (MDB), deputado Julio Garcia (PSD), deputada Ada Ali Faraco De Luca (MDB) e deputado Marcos Vieira (PSDB).

Na sequência, a comitiva foi recebida pelo Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, e pelo Conselheiro Gerson dos Santos Sicca, que, na oportunidade, apresentou aos Reitores e dirigentes da ACAFE a proposta do Acordo de Cooperação Técnica para o Monitoramento dos Planos de Educação. O projeto prevê a integração do Tribunal de Contas do Estado e outras entidades com as Universidades Públicas do Estado, incluindo as Instituições Comunitárias do Sistema ACAFE.