Acadêmicos de Engenharia Mecânica visitam Associação Recicla Rio do Sul

05/05/2021

Acadêmicos da 7ª fase de Engenharia Mecânica, acompanhados pelo Prof. M.e Charles Roberto Hasse, docente da disciplina de Empreendedorismo, fizeram uma visita à Associação Recicla Rio do Sul.

''A Associação Recicla Rio do Sul é uma das poucas associações que faz o trabalho de reciclagem de todo o lixo urbano coletado no município. A partir do contato com a dona Lúcia, que é uma das pessoas que lideram esse movimento e que coordena uma equipe de 18 pessoas que subsistem dessa atividade de reciclagem, marcamos uma visita com o intuito de conhecer um pouco mais o trabalho desenvolvido, que eu considero fundamental pra nossa sociedade, porque faz um trabalho relevante na recuperação desses materiais na triagem, em condições muito limitadas'' explica o professor Charles.

Outra proposta foi desafiar os acadêmicos a consertar três conjuntos de exaustores e ventiladores equipamentos que estavam há anos parados. ''Dos três conjuntos, dois conseguimos recuperar e deixar em condição de uso. E o terceiro não foi possível pois já estava queimado. Foi um desafio, uma experiência interessante que deixou os acadêmicos bastante felizes. E eu também fiquei muito feliz porque os alunos conseguiram vincular a teoria à prática. Eles, às vezes, não tinham todas as respostas e utilizaram de sua rede de contatos para apresentar um problema e receber contribuições, e aí a tecnologia favoreceu. Após essa visita, nós vamos, de alguma forma, se aproximar deste projeto no sentido de apoiá-lo e qualificá-lo cada vez mais, além de trazer o reconhecimento e a valorização pelo grande trabalho desenvolvido junto'', finaliza o professor Charles.