Ações do Programa de Ensino Superior para o Desenvolvimento Regional - PROESDE/Unidavi

10/12/2021

Inúmeras ações, com foco no Desenvolvimento Regional, foram realizadas durante o mês de novembro pelos coordenadores e equipe que compõe o PROESDE da Unidavi. Muitos alunos de diversas escolas do Alto Vale foram alcançados com tais ações, entre elas, a E.M.E.F. Francisco Bertelli do município de José Boiteux, E.E.B. Bernardo Muller do município Presidente Getúlio, E.E.M. Vitor Meireles do município de Vitor Meireles e das escolas E.M.E.F. Vargem dos Bugres, Ne. Mun. Prof. João Maria de Souza Júnior e E.E.B. Bertino Silva do município de Leoberto Leal (respectivamente), também, os alunos das escolas E.E.B. Silva Jardim e E.B. Passo da Limeira do município de Alfredo Wagner participaram.

As ações realizadas: ''A Preservação dos Recursos Hídricos'' sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Luciana Dias e Prof. M.e Robson Avi e dos acadêmicos inseridos no projeto.

No município de Leoberto Leal e Alfredo Wagner também foram realizadas ações do projeto ''A Coleta de Recicláveis Como Instrumento de Desenvolvimento Social e Ambiental'' de forma conjunta, tendo a participação dos seus coordenadores Prof.a M. Anielle Gonçalves e Prof. M.e Daniel Strelow e dos acadêmicos que fazem parte desse projeto.

Os acadêmicos envolvidos nos projetos ressaltaram a importância da abordagem dos temas Recursos Hídricos e Resíduos Recicláveis e da participação no programa.

Os projetos têm sido acompanhados pelos respectivos secretários de educação dos municípios, diretores e professores das escolas assistidas.

Houve também a colaboração da educadora ambiental Taciane Lippel, que ministrou palestra direcionada aos temas onde abordou a importância da responsabilidade no uso e preservação da água para a subsistência da vida.
Ainda, foi exibido vídeo preparado pelos próprios acadêmicos integrantes do projeto, enfatizando atitudes e ações do dia a dia para o consumo consciente da água e dos fatores que envolvem sua disponibilidade e utilização.

Finalizando as atividades, os alunos das escolas receberam um jogo de tabuleiro (ludo) para que, de forma lúdica, o despertar da conscientização ambiental tenha continuidade e também uma muda de árvore nativa produzida no horto da Unidavi com o intuito de incentivar a preservação da mata nativa na proteção dos mananciais de água.