Notícias

Prevenção ao Suicídio e Promoção de Saúde em Foco

18/11/2021


No dia 06 de novembro aconteceu o II Ciclo de Palestras de Prevenção ao Suicídio e Promoção de Saúde, Promovido pelo Projeto Bem Viver. O evento foi transmitido online via Youtube, pelo canal Universo Unidavi.

Ao longo de todo o dia o evento contou com profissionais debatendo sobre automutilação e comportamento suicida na infância e adolescência; transtornos alimentares e comportamento suicida; mitos, sinais e prevenção ao comportamento suicida; saúde mental e qualidade de vida em tempos de pandemia; e também um momento especial dos integrantes do projeto, falando sobre suas experiências.

De acordo com a Profa. Ma. Katia Gonçalves dos Santos, coordenadora do Projeto de Extensão "O evento teve por objetivo disseminar conhecimento científico e de qualidade para a população. Conhecer é a melhor maneira de prevenir."

O Projeto Bem Viver é um projeto de extensão do curso de Psicologia e foi criado em 2016 a partir da crescente demanda regional de comportamento suicida, principalmente, na adolescência. Tem por objetivo a desmistificação e prevenção ao comportamento suicida e promoção de saúde, por meio da psicoeducação, palestras, rodas de conversas e dinâmicas de grupos.

Desde 2016 já foram realizadas inúmeras intervenções em escolas públicas e particulares e diversos outros contextos de Rio do Sul e da Região do Alto Vale do Itajaí, contabilizamos mais de 2.000 beneficiados diretamente pelo projeto.

"Foi uma experiência única e ímpar na nossa formação acadêmica e profissional. Organizar e participar do evento, nos proporciona grandes ensinamentos e experiência para além do ensino", afirma a acadêmica Maria Fernanda Goetten de Lima, assistente de pesquisa e extensão do projeto.

Compartilhe a notícia: