Notícias

Bate-papos online

14/05/2020


Alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo estão promovendo uma série de bate-papos relacionados ao curso. Nesta semana acontece o 9º episódio, sempre às segundas, quartas e sextas, das 18h às 18h50min, pelo Google Meet e com convidados especiais.  

A ideia partiu das docentes Prof.ª M.ª Maristela Macedo Poleza, também coordenadora do curso, Prof.ª M.ª Marina Bernardes e Prof.ª M.ª Patrícia Tondello, com o auxílio dos demais professores e teve como objetivo aproveitar o momento da pandemia e de um grande número de alunos em casa para oportunizar algo novo. A proposta é inspirar e propor mais aprendizado aos futuros arquitetos. 

Para o acadêmico da 1ª fase, Paulo César Coelho, os talks proporcionam uma enorme ampliação de ideias, tanto para os estudantes das fases finais, como das iniciais. "Sem dúvida são momentos de puro conhecimento prático, de noções de mercado, de áreas de pesquisa entre inúmeros outros assuntos importantíssimos, mas que, durante o percurso acadêmico, não são absorvidos. De fato esta é uma iniciativa incrível para geração e troca de conhecimento", complementa. 

O cronograma já viabilizou encontros que variaram entre temas teóricos e práticos, trazendo temas como: arquitetura em tempos de transição; arquitetura e engenharia; arquitetura e negócios sustentáveis; mercado de trabalho; tecnologias; atuação no setor público; Casacor; rotinas e desafios de um escritório de arquitetura; e concursos de projetos. 

A Miriam Harbs, acadêmica da 7ª fase, comenta que o contato virtual substituiu o físico, por hora, o que possibilitou trocar experiências e escutar profissionais além do Alto Vale, com abordagens totalmente diferentes a que se está habituado. "Cada talk se encaixa como uma peça, complementando nossa formação acadêmica", ressalta. 

O cronograma e o currículo resumido dos convidados são postados toda semana no Instagram do curso: @arqurbunidavi. "O curso prevê encontros até o final do mês, com intuito de ampliar até o final da quarentena", explica a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof.ª M.ª Maristela Macedo Poleza. 

O talks permitiu uma nova dinâmica e uma abrangência de conhecimento aos alunos e professores. A iniciativa desta conversa, mudou o dia a dia dos acadêmicos como uma experiência mais informal e pessoal, que retoma e estimula o contato perdido frente ao distanciamento social. "O compartilhamento de conhecimento enriquece a grade curricular e prepara os alunos para o mercado de trabalho e para o mundo pós faculdade", esclarece a acadêmica da 9ª fase, Annelise Silveira. 

"O curso é muito relevante como formador de profissionais. Acredito que a discussão, em si, gera novos pensamentos e tira as pessoas da zona de conforto. O nosso talk é isso, é gerar novas possibilidades e novas ideias sobre arquitetura e urbanismo." 

Helder Eduardo Seiler - acadêmico da 10ª fase.

Compartilhe a notícia: