Notícias

Proteja a Vida

02/04/2020


Foi em 7 de abril de 2008 que a Unidavi lançou o Projeto Proteja a Vida, uma ação sustentável que impacta, desde então, a vida de inúmeras famílias da região e objetiva entregar uma muda de árvore a cada recém-nascido do Hospital Regional Alto Vale.

Em tempos, para muitos, nublados, o projeto busca levar um recado aos pais, onde a árvore plantada simboliza o crescimento da criança, é a planta e o bebê se desenvolvendo juntos. "A ação traz, em sua essência, a oportunidade de um futuro diferente para as crianças, com amor, evolução e esperança", comenta o Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Prof. M.e Charles Roberto Hasse, também um dos idealizadores do projeto.

O Proteja a Vida conta com a parceria do Hospital Regional Alto Vale, da APAE e do Horto Florestal Universitário e há uma ótima relação entre todos. A Unidavi recebe as caixas de leite longa vida (vazias) e entrega para a equipe da APAE, que faz a confecção, as caixas são deixadas no Hospital Regional e as mudas são levadas pelo Horto Florestal. "A responsável pelo programa, no hospital, sempre informa quando as mudas estão acabando. A entrega é feita no dia seguinte ao aviso. Assim não há perdas e mantemos uma comunicação semanal, a melhor forma de manter o projeto ativo", ressalta o Coordenador do Horto Florestal, Prof. M.e Robson Carlos Avi.

Ao longo destes 12 anos, só para este projeto, já foram entregues mais de 30 mil mudas. O Proteja a Vida oportuniza a conservação da biodiversidade, além de uma relação próxima com uma espécie da flora nativa. "O acompanhamento permite identificar os processos biológicos envolvidos no crescimento e na reprodução dos vegetais, mostrando a importância e a diversidade de relações das plantas com a fauna, seja na disponibilização como local de refúgio ou nidificação, assim como a disponibilização dos frutos e sementes como alimento", explica Robson.

Para o professor Rafael Jackson de Oliveira, pai do Heitor, a iniciativa é maravilhosa. "O plantio e crescimento da árvore simboliza o desenvolvimento e crescimento do nosso pequeno Heitor, bem como de todas as crianças que nascem no Hospital Regional. Cuidar da natureza e das pessoas! Esse é o legado que deixaremos para próximas gerações", agradece. 

Esse bebê fofo, na foto, é o Heitor, filho do professor Rafael! Nascido em 27 de março de 2020. 

Seja bem-vindo garoto!

Compartilhe a notícia: