5º FIESC Talks Innovation

13/03/2020

Na manhã de hoje(13), o Coordenador de Extensão da Unidavi, Prof. M.e Aldo Kaestner, falou sobre a importância da Extensão no desenvolvimento e evolução da indústria no 5º FIESC Talks Innovation. "A Unidavi está sempre de portas abertas e busca, cada vez mais, aproximar-se do ecossistema de inovação por meio da pesquisa, ensino e extensão", comentou.

A quinta edição do evento, realizada no SESI de Rio do Sul, trouxe Rogério Rabelo de Faria, gestor Corporativo de Negócios de Inovação do Instituto Senai de Inovação. Ele falou das linhas de fomento para pesquisa e desenvolvimento na indústria, com os editais que estão abertos atualmente pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) e o Instituto Senai de Inovação. "São fontes de fomento não reembolsáveis, que visam reduzir os riscos por meio de pesquisas e desenvolvimento", explicou Rogério.

O segundo assunto, Prospecção tecnológica como estratégia para inovação, foi apresentado por Tiago Pisetta, diretor Comercial da Cerumar Propriedade Intelectual. "Existe um banco de dados de patentes, que reúne 80% do conhecimento humano. É possível acessar isso, fazer um levantamento das invenções criadas, em diferentes campos tecnológicos, para usar os dados nos processos de inovação", disse Tiago.

O Fiesc Talks Innovation faz parte das atividades do Eixo de Desenvolvimento da Indústria para Inovação (EDI), um projeto da Fiesc Alto Vale do Itajaí, que visa promover a inovação nas indústrias. Esta edição contou com apoio do SESI/Senai e sindicatos patronais. O próximo evento está marcado para dia 16 de abril.

Colaborou: Debora Claudio - Jornalista