Notícias

Curso de Medicina

28/02/2020


O curso de Medicina da Unidavi tem mais de 180 acadêmicos e todos podem utilizar o Serviço de Apoio Psicológico ao Estudante de Medicina - Sapem. 

A Psicóloga responsável pelo atendimento, Katiana Bagatoli, comenta que a finalidade do Serviço é tratar questões de cada sujeito em sua singularidade, assuntos relacionados aos sentimentos, acontecimentos da vida cotidiana, do passado e presente, sonhos e desejos. "O estudante de medicina apresenta muitas adversidades na vida acadêmica. Por mais que desafios, problemas sejam importantes para sua formação profissional, alguns acontecimentos podem prejudicar a saúde psicológica do estudante. A Psicologia por sua vez vem para auxiliar nesse aspecto e o apoio psicológico é de extrema importância nessa etapa, pois oferece acolhimento, compreensão e escuta de uma forma saudável", completa. 

A acadêmica da 6ª fase, Isabela de Andrade Lindner comenta que ao ingressar na faculdade se deparou com um universo imenso de novidades e, junto a elas, uma gama de expectativas também. Outro ponto bastante importante que ela percebe, é que no momento que ingressam no curso, os alunos não se despem de todas as outras esferas, continuam sendo filhos, esposas, maridos, amigos, etc. e isso também gera outro tipo de demandas e às vezes até algumas angústias. "Estar amparado em um momento de angústia ou desequilíbrio faz toda diferença na vida do aluno, faz toda diferença na minha vida há mais de um ano com acompanhamento do Sapem. Foi de uma maneira tímida que cheguei e logo me encantei pela equipe acolhedora e extremamente empática, além de perceber que aos poucos, com a minha evolução, eu me aproximo de alcançar os meus objetivos e sonhos de uma maneira muito mais leve e produtiva", complementa a acadêmica. 

Criado em 2018, o programa objetiva promover apoio psicológico individual e prevenção de saúde psicológica aos acadêmicos do curso e prestar atendimentos psicológicos individualizados ou em grupos terapêuticos, caso necessário. "O Sapem é apresentado aos acadêmicos do curso em sala de aula e todos são convidados a realizar uma entrevista inicial e conhecer o serviço. Os atendimentos são agendados uma vez por semana com duração de 50 minutos, o número de sessões é indeterminado, pois depende de cada caso. Se necessário, são encaminhados a profissionais especializados", ressalta Katiana. 

"Sempre tive interesse em começar um acompanhamento no psicólogo e foi na faculdade, através do Sapem, que tive meu primeiro contato. Iniciei as consultas e, com o passar dos meses, muita coisa mudou em mim, tanto da vida pessoal quanto na social para melhor. Deixei para trás manias e pensamentos que eu sempre tive e que me atrapalhavam, consegui me comunicar muito mais com quem está ao meu redor e a cada consulta, queixa minha, consigo ver por um outro ângulo da situação antes despercebido por mim. Passei por momentos difíceis ano passado e consegui dar a volta por cima graças ao acompanhamento com a Kati."

Caroline Cavalheiro. 5ª fase

Onde procurar:

Clínica de Psicologia (47 3531-6065) ou 98821-6573.

Coordenação do curso de Medicina, no Bloco da Saúde.

Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Compartilhe a notícia: