Notícias

Parceria entre FIESC Alto Vale do Itajaí e UNIDAVI geram inovação

11/12/2020


A empresa Packem, de Aurora, que atua no segmento de embalagens, implementa inovação no seu processo produtivo de forma subsidiada por meio do Programa Indústria Mais Avançada, do SENAI, para promover conectividade e boas práticas da Indústria 4.0. O resultado veio através do mapeamento de editais de fomento para inovação e provedores de soluções pelo Escritório de Projetos da FIESC Alto Vale do Itajaí e por meio da Consultoria Acadêmica da Unidavi (CAU) na implementação de consultorias para melhorar a gestão da empresa.

As consultorias do Indústria Mais Avançada seguem a metodologia da Mentoria Digital, que visa aumentar a produtividade, por meio de upgrade tecnológico (instalação de hardware) e mudança de cultura na gestão. Com a implantação de tecnologias e ferramentas de baixo custo para análise de dados, a produção passa a ser monitorada em tempo real, permitindo maior controle, melhoria contínua, previsibilidade de produção, redução de desperdício e eficiência.

Os colaboradores da empresa estão passando por sensibilizações e capacitações, realizadas pela IST Logística de Produção, sobre os conceitos e princípios da Indústria 4.0, as ferramentas da qualidade, digitalização e sensoriamento, Kaizen (melhoria contínua) e autossuficiência. Também com a CAU da Unidavi será feito um levantamento de índices de Turnover e Absenteísmo, assim como uma pesquisa de satisfação e motivação das equipes.

"As consultorias do Senai estão nos ajudando na tomada de decisões. Nossos líderes estão recebendo treinamentos. Estamos aperfeiçoando a gestão dos recursos de fábrica. A mentoria Lean está sendo finalizada com um projeto de aumento de produtividade. Com o desenvolvimento digital poderemos monitorar a produção de forma on-line, além de integrar com o ERP. Ou seja, a experiência com a FIESC e a Unidavi tem sido de grande valor e já vislumbramos novos projetos e parcerias", afirmou Antônio Miranda Neto, diretor industrial da Packem.


Assessoria de Imprensa

Vice-presidência da FIESC para o Alto Vale do Itajaí

Compartilhe a notícia: