Acadêmicos estudam as novas diretrizes educacionais

09/10/2020

A partir de estudos dirigidos e roteiros de leitura, os estudantes do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional ( ), turmas de Licenciatura e Desenvolvimento Regional da Unidavi, foram conduzidos às compreensões acerca das novas diretrizes educacionais. A proposta ministrada pela Prof.ª M.ª Katiúscia Raika Brandt Bihringer teve como foco o documento da Base Nacional Comum Curricular (2018) e apresentou, em um primeiro momento, uma linha do tempo dos marcos legais na Educação.

As práticas de trabalho se deram em torno de analisar e elaborar concepções teóricas sobre o ensino por competências. Assim, os estudantes puderam contextualizar os documentos legais, de modo a perceber como as políticas públicas podem vir a subsidiar a elaboração dos plano de intervenção nas escolas da região.

¿Ainda, com vistas à legislação do novo Ensino Médio e aporte teórico sobre formação integral e itinerários formativos, os estudos oportunizaram reflexões em torno de uma educação mais engajada com as realidades atuais. Nessa direção, os planos de intervenção, que estão em fase de desenvolvimento, vêm auxiliar educadores e gestores educacionais a planejar percursos formativos em parceira com a Universidade e em consonância aos documentos norteadores na Educação¿, complementa a professora Katiúscia.