Proesde Licenciatura

13/09/2019

Na manhã de terça-feira (10), a coordenadora do Projeto de Extensão Proesde Licenciatura da Unidavi, Prof.ª M.ª Naiara Gracia Tibola, e o aluno do Proesde  e do curso de Educação Física - Licenciatura João Paulo Matos Siqueira, realizaram uma visita à Escola de Educação Básica Deputado João Custódio da Luz, no bairro Boa Vista, em Rio do Sul, para uma conversa com a diretora Iliane Maria Venturi Andreatta  e a coordenadora pedagógica Fernanda Hammes.

A atividade faz parte do Projeto de Extensão Proesde Licenciatura, uma parceria entre a Unidavi e a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, que neste ano tem por objetivo estudar o Novo Ensino Médio."Em parceria com a escola, que será a única da rede estadual de Rio do Sul a ofertar a forma de ensino através dos Itinerários Formativos da Base Nacional Comum Curricular, somos colaboradores para pensar este novo formato de educação. Estudos, pesquisas e muita conversa estão acontecendo para que os alunos e alunas tenham uma formação que os tornem seres sociais  críticos, éticos, conscientes de seus atos e que sejam protagonistas de suas histórias. Agradecemos a recepção na escola e logo novas atividades serão desenvolvidas", comenta a professora Naiara.

O aluno João Paulo Matos Siqueira acompanhou as atividades e pode contribuir com sua experiência acadêmica e como egresso da escola de Educação Básica Deputado João Custódio da Luz. A professora Naiara ainda explica que o mesmo trabalho será realizado na Escola de Educação Básica Leopoldo Jacobsen em Taió, que tem como diretora Marlene de Fátima da Silva

O que é o Proesde?

O Proesde Licenciatura, regulamentado pela Portaria 3155/SED/2017, é um Curso de Extensão que objetiva promover a qualificação dos estudantes das licenciaturas para intervir e contribuir na qualidade da educação básica. O curso possibilita a articulação entre os cursos de licenciatura, e atividades desenvolvidas nas unidades escolares públicas de educação básica, fundamentada na Proposta Curricular de Santa Catarina. O Proesde Licenciatura compreende gratuidade, por meio de bolsa, no valor da mensalidade do curso de Licenciatura e gratuidade no Curso de Extensão.

Podem participar alunos que, prioritariamente, tenham cursado de forma integral o Ensino Médio em Escola Pública, estejam atuando em escola pública, não tenham participado do curso de extensão do Proesde Licenciatura e Proesde Desenvolvimento, tenham cursado, pelo menos, um semestre do curso de licenciatura e tenham cadastro no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU).