Notícias

Unidavi e Unisinos

02/07/2019


Na noite de ontem (1º), na Sala Nobre da Unidavi, em Rio do Sul, aconteceu uma cerimônia de homenagem e a entrega do Certificado de Conclusão do Mestrado em Administração Unidavi/Unisinos. São 16 concluintes, incluindo o Professor Geraldo Passadori, falecido em fevereiro de 2019, mas que finalizou o Mestrado com os colegas.

 

Para o Reitor, Prof. M.e Célio Simão Martignago, o Minter (Mestrado Interinstitucional) tem colaborado para a qualificação dos docentes participantes bem como estimulado a pesquisa de temas relevantes para o desenvolvimento da região do Alto Vale. "A parceria entre a Unidavi e a Unisinos tem sido elogiada pelos alunos, que encontraram na Instituição gaúcha um centro de excelência em ensino e pesquisa em suas respectivas áreas", complementa.

O curso faz parte do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (Minter Unisinos/Unidavi). "Essa parceria busca levar a formação de mestres e doutores para regiões do interior, facilitando o acesso da comunidade à educação", explica a responsável pelo setor de Relações com o Mercado e Institutos Tecnológicos, Prof.ª Dr.ª Juliana Suzin. As atividades do Minter em Administração, na cidade de Rio do Sul, iniciaram em agosto de 2016.

Segundo o Pró-reitor de Ensino, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. M.e Charles Roberto Hasse o desafio foi positivo. "Já é possível mensurar o impacto deste curso para a região, a repercussão foi grande e, a partir de agora, várias outras possibilidades surgem a partir daí. Além dos investimentos em infraestrutura, nos laboratórios necessários a cada um dos cursos, uma das grandes marcas foi a vinda desses programas para o Alto Vale, uma forma de a gente conseguir retribuir toda a dedicação que o Alto Vale tem pela Unidavi", ressalta.

Prof. Charles explica que o trabalho para conseguir trazer o mestrado para instituição fez parte de uma análise para atender as demandas da região. "Nós nunca buscamos uma condição de análise isolada, sempre olhamos qual a demanda da comunidade e de que forma a Unidavi pode contribuir com esse desenvolvimento", completou.

Os projetos de Minter estão vinculados a programas de pós-graduação nacionais recomendados e reconhecidos com nota igual ou superior a cinco. A instituição promotora é responsável por garantir o nível de qualidade das atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas por seu programa de pós-graduação na instituição receptora. "A Unisinos é uma Universidade de excelência em seus cursos e modalidades. Trabalha forte na pesquisa, onde se destaca em todas as áreas de atuação. Certamente foi uma Instituição bem escolhida para esta parceria", completa o Vice-reitor, Prof. Alcir Texeira.

O curso forma profissionais que se qualificam em uma série de competências. "Para começar são pessoas que vão aprofundar o conhecimento na área de gestão, isso vai ter um impacto muito grande para a maneira como eles lecionam em sala de aula tanto na graduação, quanto na especialização, e um outro aspecto que eu acho muito importante, é que eles se habilitam a serem melhores pesquisadores. Ou seja, fazer trabalhos de pesquisa com maior qualidade, com mais rigor metodológico, isso em impacto para os alunos que eles orientam e também para a sociedade", comenta Prof. Dr. Douglas Wegner, Coordenador Adjunto Minter Unisinos/Unidavi. 

A aluna Sônia Regina da Silva relata sobre o curso. "Já na primeira aula ouvimos que o Mestrado seria "desafiador e  transformador" e, realmente foi.  Um conjunto de descobertas enriquecedoras que nos desafiou e nos transformou como pessoas e profissionais. O Mestrado é sim uma fase de muito estudo e determinação, mas que vale muito a pena por nos fazer sair da zona de conforto e nos aperfeiçoar. Só tenho a agradecer e parabenizar a Unidavi por oferecer a nós professores esta importante oportunidade e à Unisinos pelo excelente programa e corpo docente", ressalta. 

Está no DNA da Unidavi colaborar para o desenvolvimento regional. "Nós fizemos isso através da graduação, através da pós-graduação lato e agora através da pós-graduação stricto. Temos formado os líderes regionais e muitos alunos de destaque no estado e país. Colaborar para o conhecimento é colaborar para o desenvolvimento regional", finaliza a Coordenadora de Pesquisa e do Programa Minter, na Unidavi, Prof.ª Dr.ª Lilian Adriana Borges.

Conheça os Concluintes:

Professores da Unidavi

Débora Nardelli

Eduardo José Stolf

Fábio Blanck

Geraldo Passadori (in memoriam)

Jairo Luiz Pasqualini

Jean Gilberto Caetano

Jullian Hermann Creutzberg

Luiz Gustavo Hess

Marcos Aurelio Vicenzi

Osni Packer

Paulo José Fiamoncini

Renato Laurentino

Sônia Regina da Silva

Comunidade

Fabiana Arns

Guilherme Cirello Casagrande Junior 

Josiane Márcia Cabral


Compartilhe a notícia: