Notícias

53 anos de Unidavi

03/07/2019


Há mais de meio século a instituição que surgiu a partir da iniciativa de um grupo de voluntários conecta e transforma a vida dos filhos do Alto Vale. O desenvolvimento através do conhecimento sempre foi o fio condutor do trabalho do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale, a Unidavi, que neste ano completa 53 anos de história. "Em nome da Unidavi, externo um especial agradecimento a todos os colaboradores, estudantes e egressos pois sem a contribuição pessoal e direta de cada um, não seria possível a Unidavi estabelecer-se como um centro de formação e capacitação de pessoas com qualidade", parabeniza o Reitor, Prof. M.e Célio Simão Martignago. 

Durante todos esses anos, a Unidavi tem desenvolvido o protagonismo na formação de lideranças e profissionais de diversas áreas de atuação. O que contribui diretamente para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região. "Esperamos que a Unidavi possa completar 60, 70, 100 anos e, assim, se solidificar cada vez mais no mercado como uma instituição de renome regional e que tem hoje o respeito não só do Alto Vale, como também do estado de Santa Catarina. Ela sempre se pautou para oferecer ensino de qualidade e que atendesse a expectativa da comunidade, dos alunos e familiares. Além disso, tem a preocupação em oferecer uma formação cidadã. Ou seja, não somente dotar as pessoas de conhecimento e de habilidades mas, sobretudo, de valores que possam fazer com que esses cidadãos contribuam para o bem-estar da sociedade", ressalta o Vice-reitor, Prof. Alcir Texeira. 

Nossa trajetória começou na década de 60 e em 7 de julho de 1966 foi sancionada a Lei Municipal nº 613, que instituiu a Fundação Educacional do Alto Vale do Itajaí (Fedavi), uma instituição comunitária, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada pelo anseio da comunidade e voltada ao desenvolvimento regional.

Nesse tempo, a Unidavi se expandiu, com a criação de novos cursos de Graduação, Pós-graduação e Colégio Universitário. Com o desenvolvimento nas áreas de atuação, a estrutura física também evoluiu ao longo desse período. A Unidavi tem Campi em Ituporanga, Taió e Presidente Getúlio. Contando apenas a cidade de Rio do Sul, já são oito blocos que contam com salas de aula, Biblioteca, estruturas laboratoriais e administrativas. Há também o Complexo B, que abriga o Núcleo de Práticas de Gestão e Jurídica, o Núcleo de Engenharias, o Bloco da Saúde e a Academia de Ginástica. Ao lado do Complexo B e do campus está a Clínica de Psicologia. Também em Rio do Sul a Unidavi conta com a Incubadora de empresas GTEC, no Centro de Inovação Norberto Frahm.  

São mais de 22 mil pessoas que passaram por aqui em busca do saber. Nossa Missão é promover o conhecimento e o desenvolvimento por meio do Ensino, da Pesquisa e Extensão, sendo estes os três pilares da instituição. "Completar 53 anos é um orgulho que a Unidavi divide com toda a sociedade. Ela divide os méritos de tudo isso, principalmente, com seu corpo docente, com os técnicos-administrativos e com os alunos, que acreditam, sobretudo, na proposta de valor que a Unidavi oferece à sociedade. Então são 53 anos felizes, de comemoração", completa Prof. Alcir. 


Compartilhe a notícia: