Notícias

Arquitetura e Educação Física juntas em projeto

25/06/2019


As professoras Luciana Dias e Marina Bernardes do curso de Arquitetura e Urbanismo coordenarão o projeto de pesquisa "Estudo dos usos e atratividade do Parque Municipal Harry Hobus em Rio do Sul" em parceria com o professor Giovane Balbe, do Grupo de Estudos em Atividade Física e Ambiente (GEAFA) do curso de Educação Física.

O projeto visa compreender de que forma ocorre a incorporação de parques urbanos, com foco no Parque Municipal Harry Hobus, localizado na cidade de Rio do Sul - SC. Para isso, será investigada a relação existente entre a forma arquitetônica e os potenciais atrativos do parque, e a sua influência para apropriação, permanência e comportamento, relacionados ao lazer e prática de atividades físicas. 

A principal finalidade do estudo é aprimorar a adequabilidade dos elementos propostos, para intensificar os usos no local, e assim contribuir com a qualidade de vida dos usuários.

Esse levantamento auxiliará o desenvolvimento de políticas públicas que atendam os interesses e expectativas dos usuários do parque municipal, a partir da identificação dos aspectos atrativos ou deficitários. Na prática, os setores da prefeitura poderão criar ou ampliar as estruturas com o objetivo de um ambiente promotor de atividade física, contendo melhor estética, conforto ambiental, segurança e acessibilidade.

A partir da divulgação do projeto será possível que os acadêmicos e professores não apenas do curso de Educação Física e Arquitetura e Urbanismo, mas também de Enfermagem, Psicologia, Medicina, Engenharia de Produção e Engenharia Civil, desde que tenham interesse em participar da pesquisa, a realização de atividades no campo do ensino, quanto ao planejamento, organização e construção de áreas e estruturas públicas que visam o lazer e a saúde da população.

Compartilhe a notícia: