Consultores Empresariais

12/06/2019

Os acadêmicos do curso de Administração atuaram como consultores empresariais e foram testar os conhecimentos na prática. As empresas visitadas foram: Fios e Cabos Engenharia; Tork Usinagem e Manutenção LTDA e Rei do Milk Shake, todas instaladas em Rio do Sul.

O trabalho compreendia a visita a uma organização para identificar uma demanda gerencial (problema) e apresentar um plano de ação com base na metodologia BSC (balanced scorecard). Ainda, deveria ser acompanhada por representante da empresa e consistia em conhecer as instalações, o histórico, as principais características, os pontos fortes e pontos fracos e identificar a demanda gerencial.

Com base em metodologia desenvolvida nas aulas de Gestão Estratégica de Negócios, ministrada pelo Prof. M.e Gilberto Luiz Maschio, os estudantes deveriam apresentar um relatório contendo a identificação e caracterização da empresa objeto de estudo; histórico; o negócio, missão e visão da empresa; diagnóstico estratégico usando a metodologia SWOT e a análise das cinco forças de Porter; plano de ação com base nas perspectivas do BSC e parecer emitido pela empresa pesquisado, ressaltando os benefícios do trabalho.

Para a Gerente Administrativa da Fios e Cabos, Luciana Cristina da Silva, a atividade levantou demandas que serão usadas como melhoria na empresa. "Este tipo de interação com as organizações é muito importante. As propostas apresentadas serão muito úteis. Nossa empresa é mais antiga e está passando por um processo de renovação, assim, as ideias foram muito bem colocadas", completa.

É preciso aproximar o estudante do ambiente de trabalho. "Quanto mais próximos conseguirmos esta aproximação, mais será o aprendizado e maior será a contribuição da Unidavi para o desenvolvimento regional", finaliza Prof. Maschio.