Arquitetura e Urbanismo

06/05/2019

No dia 3 os alunos da 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo participaram de uma atividade prática na área externa da Unidavi e nas avenidas centrais da área urbana de Rio do Sul. A atividade aconteceu durante a aula da disciplina de Paisagismo, orientada pela professora Dr.ª Luciana Patrícia Rosa Dias. Na oportunidade, receberam a visita da professora Dr.ª Alexandra Goede de Souza, do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul - IFC.

O Paisagismo é uma disciplina que faz parte da grade curricular do curso e aborda formas, conceitos e aplicabilidade de técnicas e conhecimentos para que sejam possíveis as projeções de ambientes e composições ornamentadas com elementos arquitetônicos e/ou elementos naturais, sejam estes públicos ou privados, tornando o contato dos frequentadores esteticamente estimulante e agradável.

A aula prática faz com que os aspectos morfológicos das plantas que são abordados em aula teórica sejam vistos e identificados, mostrando ao acadêmico que a natureza é dinâmica e se transforma com o passar do tempo, portanto estas mudanças devem ser previstas no projeto. Também é possível analisar os aspectos positivos e negativos da arborização e do paisagismo existente estimulando os acadêmicos a repensar o paisagismo urbano de forma global, desde as escolhas das plantas, os locais para implantação e o uso e apropriação desses locais pelos residentes.

A contribuição da Profa. Dra. Alexandra Goede de Souza do Instituto Federal Catarinense especialmente nesta aula, enriquece a análise in loco das espécies vegetais ornamentais pela sua vasta experiência, bem como contribui com uma visão mais ampla sobre a arborização e o paisagismo urbano praticado a alguns anos no município de Rio do Sul. Esse olhar desperta o envolvimento dos acadêmicos desenvolvendo o senso crítico para escolha e alocação de plantas de forma consciente em seus projetos paisagísticos futuros.