Notícias

Arquitetura e Urbanismo

13/05/2019


Dia 10 de maio, no Campus da Univali de Balneário Camboriú, aconteceu o VI Encontro dos Pesquisadores do Modernismo em Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. 

O objetivo do evento é reunir pesquisas acerca do patrimônio histórico modernista, em Santa Catarina. "A arquitetura moderna ainda é atual para ser reconhecida como antiga. No entanto, já é antiga para estar sendo degradada, sendo necessário demandar um olhar mais atento à sua preservação", explica a arquiteta, Prof.ª M.ª Giselle Carvalho Leal, uma das organizadoras do evento. 

O acadêmico da 9ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ihuri Cunha, orientado pela professora Angelina Wittmann, apresentou a pesquisa "Arquitetura Moderna - inacabada - Prefeitura Municipal de Rio do Sul - Projeto de Hans Broos". Uma edificação projetada pelo importante arquiteto entre 1958 e 1960 e tombada em 25 de maio de 2009. De acordo com o projeto original, ela estava inacabada.

Professora Angelina explica que Santa Catarina possui exemplares significativos e de valor arquitetônico imensurável a partir de projetos de arquitetos renomados e donos de um produção valiosíssima. "Esse encontro possibilitou a apresentação de algumas dessas obras, como por exemplo a Prefeitura de Rio do Sul - obra inacabada do Arquiteto Hans Broos", comenta.

Ainda, "assim conhecemos, igualmente, outras obras modernistas catarinense, um estilo que marcou época desde o início do século XIX até meados de 1960. Iniciou por conta das grandes mudanças e novas tecnologias  na Europa da virada do século XIX para o século XX", ressalta a Docente.

Para a Coordenadora do Curso, Prof.ª M.ª Maristela Macedo Poleza, eventos assim trazem desenvoltura ao aluno e incentivo para que novos acadêmicos se sintam inspirados a participar de projetos de pesquisa e extensão, tão importantes para a sociedade. "Foi uma participação significativa, com aperfeiçoamento da pesquisa, falas, estudos e apresentação. Grande honra ter vivido este momento", finaliza.

Mais em: angelinawittmann.blogspot.com

Compartilhe a notícia: