Notícias

45 anos da Acafe

09/05/2019


Na noite de ontem(08), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), aconteceu a homenagem aos 45 anos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

A história e a contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina, das onze universidades e os cinco centros universitários do Sistema Acafe, que abrangem 53 municípios, num total de 140 mil alunos, 9 mil professores e 6 mil colaboradores foram celebradas em sessão especial.

Ao informar que as universidades comunitárias já realizaram 4 mil projetos de pesquisa e extensão de iniciativa científica, a deputada Luciane Carminatti (PT), idealizadora da homenagem e presidente da Comissão de Educação da Alesc, declarou que o momento é de diálogo e muita coragem para enfrentar os cortes do governo federal no orçamento do ensino superior. "Atacar a educação é comprometer o futuro", esclarece.

A parlamentar fez um histórico do legado da Acafe na democratização do ensino superior e anunciou dois seminários de âmbito nacional na Alesc para debater temas como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Plano Nacional de Educação e o papel que a ciência ocupa na educação. "No dia 7 de junho, e em agosto, vamos debater estes temas com presidentes e vice-presidentes de comissões de educação das Assembleias Legislativas de todo o país e com a comunidade escolar", comentou Luciane.

A Deputada concluiu afirmando que não estaria onde está sem esta instituição na minha vida. "Sou filha da Acafe".

O deputado Rodrigo Minotto (PDT), que também concluiu graduação numa universidade comunitária, ressaltou o compromisso da Acafe no desenvolvimento das regiões onde atua. "O papel comunitário abrange serviços de saúde como clínicas laboratoriais, distribuição de remédios, além de assessoria jurídica, apoio à economia solidária, recuperação do meio ambiente e outros tantos serviços", enfatizou.


Reitores

Osvaldo Della Giustina, presidente da Acafe de 1974 a 1976, emocionado, falou da grandeza do Sistema Acafe na vida dos catarinenses. "Um milhão de catarinenses, de três a quatro gerações, passaram por nossas universidades e ocupam funções relevantes em diversas áreas. Plantamos muitas sementes, buscávamos uma bela árvore e hoje temos uma magnífica floresta", ressaltou.

Crítico da educação brasileira, Della Giustina informou que o país ocupa a 117ª posição no rankinh mundial. "As universidades não podem ser cúmplices desse processo. Precisamos preparar as pessoas para um mundo em transformação", explica.

Claudio Jacoski, atual presidente, lembrou que o Artigo 170 da Constituição Estadual, que financia bolsas aos estudantes, é um marco na história da Acafe. "O Artigo 170 é o motivo de funcionamento das nossas instituições, permitindo o acesso ao nível superior de um grande número de pessoas", concluiu.

O Reitor da Unidavi, Prof. M.e Célio Simão Martignago, também recebeu homenagem, através de um certificado. "Somos comunitária e fazer parte da Acafe é saber que trabalhamos em união com outras instituições, sempre buscando o melhor para todos, alunos e comunidade regional", finaliza. 


Homenageados

Claudio Jacoski

Osvaldo Della Giustina

Paulo Ivo Koehntopp - secretário-executivo da Acafe


Certificados

Marcia Sardá Espíndola - reitora da Furb

Solange Sprandel da Silva - reitora da UNC

Elcio Willemann - reitor da Unibave

Sandra Furlan - reitora da Univille

Aristides Cimadon - reitor da Unoesc

Célio Simão Martignago - reitor da Unidavi

Valdir Cechinel Filho - reitor da Univali

Claudio Jacoski - reitor da UnoChapecó

Rosemari Glaz - reitora da Unifebe

Mauri Luiz Heerdt - reitor da Unisul

Kaio Henrique Coelho - reitor da Uniplac

Renato Brittes - reitor da USJ


Colaborou: Rubens Vargas - AGÊNCIA AL




Compartilhe a notícia: