Jornada de História da Ciência e Ensino

29/04/2019

A Jornada de História da Ciência e Ensino chega à sétima edição. Com o tema "Fritz Müller e o pioneirismo científico em Santa Catarina", tem o objetivo de aproximar a comunidade escolar, instituições de pesquisa e universidades. Neste ano, ela acontece de 22 a 24 de julho, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC),  Campus Jaraguá do Sul -Rau.

Para os representantes da Unidavi na organização do evento, Prof.ª M.ª Sandra Aparecida dos Santos e Prof. M.e Éverton Leandro Chiodini, a Jornada é um evento que oportunizará o encontro entre pares, entre profissionais e interessados nos assuntos relacionados aos episódios históricos que fazem diferença no desenvolvimento científico e tecnológico atuais.

A Jornada possibilita a integração entre professores da educação básica, ensino superior e estudantes de graduação e pós-graduação das diversas áreas, sempre com foco na história da ciência e ensino e, ao instrumentalizar os professores das mais diversas áreas de ciências naturais, humanas, exatas e da saúde, fornece subsídios para que possam inserir de forma significativa a história da ciência em todos os níveis de ensino.

O evento é realizado em parceria com a Unidavi, o Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari, o Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Jaraguá do Sul e o Instituto Histórico de Blumenau, contando com a colaboração com Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência - Cesima, da PUC/SP.

Prof.ª Sandra explica, ainda, que a realização do evento em solo catarinense prestigia o pioneirismo científico do Estado, aproximando saberes locais e regionais dos saberes formais no diálogo com diferentes participantes das diversas regiões brasileiras.

As atividades:

• Minicursos, fornecidos por pesquisadores da área, com temáticas relacionadas à pesquisa acadêmica.
  • Workshops, fornecidos por pesquisadores da área, por professores da educação básica ou da graduação, com temáticas que tenham uma ligação entre o estudo acadêmico da história da ciência e o ensino;
  • Pôsteres, modalidade de apresentação em que todos os trabalhos aprovados sobre temas que envolvam a pesquisa em história da ciência e/ou atividades relacionadas à história da ciência desenvolvidas em sala de aula, serão apresentados.