Notícias

Rede Cicloviária

09/04/2019


Em 2018, o Grupo de Estudos em Atividade Física e Ambiente (Geafa), coordenado pelos professores do curso de Educação Física, Giovane Pereira Balbé e Clair Antonio Wathier, conduziu o estudo sobre a Rede Cicloviária em Rio do Sul. Esta pesquisa foi apoiada pela Unidavi, por meio do Fundo de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPE).

O estudo foi realizado por bolsistas dos cursos de Educação Física, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo. "O objetivo foi avaliar a presença, distribuição e qualidade da malha cicloviária no município, mediante a observação sistemática e o georreferenciamento dos locais", comenta Prof. Giovane. 

De 29 de setembro a 22 de novembro, foram mapeados 76 segmentos de rede cicloviária. O docente comenta que se identificou a maior presença de segmentos de ciclofaixa (n=60), seguido de ciclovia (n=12) e ciclofaixa compartilhada (n=4). "Como síntese dos resultados, constatou-se que a rede cicloviária em Rio do Sul está concentrada na região central da cidade, sendo a maioria de qualidade boa, enquanto as regiões periféricas apresentam menor qualidade. Além disso, estas regiões apresentam falta de calçadas podendo dificultar o deslocamento entre pedestres e ciclistas nesses espaços", complementa. 

Destaca-se a importância deste estudo no diagnóstico da oferta e qualidade das estruturas públicas voltadas a estimular a prática de atividade física no lazer e no deslocamento da população. "Estes resultados serão apresentados à gestão municipal para auxiliar na tomada de decisão quanto às políticas e ações voltadas a esta área", finaliza Giovane.

Compartilhe a notícia: