Uniedu

22/11/2019

O Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) é um programa do Governo do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria da Educação, que agrega diversos benefícios fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, para atendimento aos estudantes da Educação Superior.

Uma das modalidades oferecidas são as bolsas de pesquisa e extensão, que oportunizam aos acadêmicos a participação na iniciação científica durante a graduação. No segundo semestre 2019, na Unidavi, foram 86 acadêmicos beneficiados pelos Artigos 170 e 171.

De acordo com a coordenadora de pesquisa da Instituição, profª Drª Lilian Adriana Borges, as bolsas de pesquisa possuem dois propósitos. "O primeiro objetivo é proporcionar o acesso à educação superior aos estudantes com algum grau de carência. O segundo é promover a pesquisa e o desenvolvimento científico do Estado. As bolsas são usadas para esses dois fins", explica.

Segundo a professora, no decorrer dos anos, têm sido perceptíveis os benefícios aos acadêmicos selecionados. "Nós temos visto que a iniciação científica tem auxiliado os nossos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Quando você está envolvido com a pesquisa e ações de extensão, tem necessidade de aprender a pensar logicamente, de estabelecer etapas e cronogramas. Isso auxilia também nos estudos e contribui não só para um projeto em particular, que é o que fazem, como também para a formação na Educação Superior", conclui a coordenadora.