Últimas Notícias
Notícias
Projeto de Pesquisa
11/11/2019
O pesquisador da Unidavi, Prof. Dr. José Ernesto de Fáveri e os docentes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Prof.ª M.ª Marilei Kroetz e o Prof. M.e Rogério Simões desenvolveram o Projeto "A vocação dos bairros de Rio do Sul para o desenvolvimento endógeno sustentável".
O objetivo principal do trabalho, consiste em produzir um quadro real das necessidades dos bairros de Rio do Sul para potencializar o planejamento de ações locais com o fim de impulsionar o desenvolvimento endógeno sustentável do município, estimulando a parceria entre os setores privados e públicos.
Para a professora Marilei, há diversas atividades empresariais desconhecidas pelos moradores. O que se quer com o estudo, é buscar mapear o perfil dos bairros através de pesquisa, verificando como as pessoas enxergam o bairro onde moram, como participam das atividades, entre outros. "Faremos um cruzamento de informação entre as políticas públicas. Vamos buscar entender como a pessoa se sente e como ela se enxerga como moradora daquele ambiente onde está inserida. Ainda, pensaremos em como planejar melhor cada um dos bairros da cidade, tendo sempre em mente o desenvolvimento local sustentável", completa a docente.
Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina e Unidavi, a importância desse projeto para o desenvolvimento regional, consiste em superar o velho e rançoso paradigma de estar fazendo sempre as mesmas coisas, por outro que estabeleça uma nova forma de pensar mais dinâmica, no sentido de potencializar o desenvolvimento endógeno sustentável do município de Rio do Sul como capital da mesa região do Alto Vale do Itajaí.
Tudo deve ser pensado a longo prazo. "Com os resultados coletados, mais o cruzamento, busca-se analisar o que já é feito e o que falta. Queremos mostrar as lacunas dos bairros, o que a prefeitura oferece nas áreas da cultura, saúde, transporte, segurança, etc. Saber o que mais precisa ter no local e divulgar o que existe", comenta professor Rogério.
Os resultados da pesquisa se situam em dois âmbitos. "Um deles é o retorno positivo e prático na qualidade de vida dos bairros. O outro é transformar este trabalho em três artigos científicos, sendo também uma importante contribuição para a ciência, com publicação local, nacional ou internacional", finaliza professor José.