Notícias

Morre aos 95 anos Hélio Jaguaribe

10/09/2018


Natural do Rio de Janeiro, nasceu 23/04/1923 e faleceu 09/09/2018. Personalidade dinâmica e um homem complexo. Foi membro da Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira onze, jurista, sociológico, cientista político, cofundador do ISEB (1955), ministro das minas e energia.

Como intelectual contribui ao longo de sua vida com uma intensa produção científica nas áreas da sociologia, política e história. Atuou intensamente no ISEB contribuindo com o debate para a construção da ideologia nacionalista desenvolvimentista não xenófoba. O ISEB, reunia um grupo expressivo de intelectuais de diferentes áreas com o fim de articular e difundir a inteligência brasileira para se engajar nas análises sobre a realidade nacional através do debate em torno do incômodo estágio de subdesenvolvimento em que se encontrava o Brasil. Segundo Jaguaribe em depoimento afirmava: "O grupo do ISEB, compartilhava plenamente, das ideias da CEPAL, o núcleo econômico dessa proposta isebiana era cepalino, tratava-se de fazer um esforço de análise para integração do Brasil com a américa-latina através do processo de industrialização com planejamento". O ISEB foi um movimento de intelectuais preocupados em pensar o Brasil desenvolvido, com autonomia nacional e soberania internacional.

Jaguaribe teve uma significativa participação na minha tese de doutorado através de um depoimento trinta páginas, realizado em 09/03/2004, no Instituto de Estudos Políticos e Sociais (IEPS), fundado por ele mesmo após a extinção do ISEB.

Esse depoimento está disponível na obra O LEGADO DE ÁLVARO VIEIRA PINTO NA VOZ DE SEUS CONTEMPORÂNEOS. Publicada na forma de E-book no site amazon.com.br.

Compartilhe a notícia: