Curso de Medicina

27/09/2018

De 19 a 21 de setembro, as alunas da segunda fase, do curso de Medicina, Ivana Becker e Vitória Figueiredo Meneghetti, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Josie Budag Matsuda, participaram da 12ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura - MIPE.

O evento, organizado pela FURB, de Blumenau, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Cultura - Propex, em conjunto com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação, Ensino Médio e Profissionalizante - Proen, objetiva incentivar a integração entre ensino, pesquisa e extensão e apresentar para a comunidade a produção dos seus grupos culturais.

As acadêmicas apresentaram o trabalho: Síndrome de Down: a compreensão do erro genético. O objetivo do trabalho foi compreender o erro genético para a ocorrência da Síndrome de Down. O interesse sobre o tema surgiu quando as alunas estavam na primeira fase do curso,  sendo que na unidade curricular Concepção e formação do ser humano, causou inquietude levando à uma busca por mais conhecimento sobre o tema, reforçando o elo entre ensino e pesquisa.

Foram apresentados cerca de 500 trabalhos, além da integração da atividades, houve a aproximação de estudantes da educação básica na socialização de trabalhos de iniciação científica desenvolvidos com bolsistas do Pibid ou em projetos dos clubes de ciências da própria escola.