Mestrado em Administração

14/09/2018

Dia 02 de agosto, em Porto Alegre, o Professor Jullian Hermann Creutzberg defendeu a Dissertação do Mestrado.

Prof. Jullian é Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (Minter Unisinos/Unidavi).

O Tema: Fatores que influenciam a aceitação de Sistemas de Governo Móvel: um estudo empírico no contexto brasileiro, foi orientado pela Prof.ª Dr.ª Amarolinda Zanela Klein. "Escolhi o tema por possuir familiaridade com o desenvolvimento deste tipo de solução em virtude de minha atuação profissional. Isso, ainda, aliado ao interesse em aprofundar os conhecimentos com estudos acadêmicos nesta área", complementa.

O Docente explica que foram realizados dois grupos de foco, para identificar fatores de aceitação de governo móvel relacionados ao contexto brasileiro e confirmar a adequação dos fatores identificados na literatura. "Um foi realizado na Unidavi, em Rio do Sul, e o segundo na Unisinos, em São Leopoldo. Posteriormente foi conduzida uma pesquisa quantitativa por meio de um questionário que contou com 806 respondentes válidos", explica.

Pesquisas recentes confirmam que os dispositivos móveis são hoje os principais meios de acesso à Internet dentre os brasileiros e que estes estão presentes em praticamente todos os domicílios do país. No entanto, poucos órgãos públicos têm disponibilizado sistemas de governo móvel à população. Governo móvel (m-gov) pode ser definido como os sistemas disponibilizados pelo governo para a sociedade, acessados via Internet em telefones celulares ou tablets em condições de acesso móvel.

Professor Jullian agradece. "Gratidão aos professores e à equipe acadêmica da Unisinos por todo suporte durante o mestrado e à Unidavi pela oportunidade e auxílio financeiro", finaliza.