Notícias

III Simpósio de Prevenção ao Suicídio

17/09/2018


No sábado(15), no Instituto Federal Catarinense - IFC, em Rio do Sul, aconteceu o III Simpósio de Prevenção ao Suicídio, promovido pelo Instituto de Saúde Mental do Alto Vale do Itajaí - Ismavi, em parceria com diversas entidades, entre elas a Unidavi.

O evento foi voltado para profissionais e alunos das áreas da saúde e comunicação, participaram acadêmicos dos cursos de Medicina, Psicologia e Enfermagem e egressos do curso de Jornalismo. Ainda, da Coordenadora do curso de Psicologia, Prof.ª M.ª Cintia Adam, do Coordenador do curso de Medicina, Prof. Dr. Augusto Fey e da docente Prof.ª M.ª Ana Paula Leão Batista.

Na Mesa Redonda, Professora Cintia trouxe o tema "Falar de suicídio com a mídia" e focou no modo com as notícias são divulgadas e, na maioria das vezes, de forma equivocada. Trouxe exemplos e sugestões de como noticiar este assunto. Falou de valores e empatia. A Docente é Psicóloga e Professora dos Cursos de Psicologia e Medicina da Unidavi. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC.

Participaram da Mesa Redonda:

Dr. Luis Raphael Amazonas Ferreira - Médico Pós-graduado em Psiquiatria e Pós-graduando em Dependência Química pela UNIFESP.

Elisiane Maciel - Jornalista do Diário do Alto Vale

Sérgio Chicatto - Jornalista correspondente da Rádio Mirador e professor

Kátia Gonçalves - Egressa do Curso de Psicologia da Unidavi.


Mais Palestras:

Dependência química e sua correlação com o suicídio, com Tadeu Lemos - Médico especializado no tratamento de dependentes químicos. Professor da UFSC e da UNIFESP, Doutorado em Neurociência, Pós-doc no Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia para Políticas Públicas do Álcool e outras Drogas.

A tecnologia e suas consequências na criança e no adolescente, com a Dr.ª Mariana Marhofer Celli - Médica psiquiatra, membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental na Infância e Adolescência.

O suicídio nos profissionais de saúde e a associação com Burnout, com os palestrantes: Dr. Bruno Reis Braga - Médico psiquiatra e Pós-graduando em Dependência Química pela UNIFESP e Dr. Itairan da Silva Terres - Médico endocrinologista, Bioeticista, doutorando em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A Oncologia e o surgimento de transtornos mentais, com Dr. Paulo Victor Cunha - Médico cirurgião geral e oncológico.

Como realizar a prevenção do suicídio - Visão Multidisciplinar, com os palestrantes: Daniel dos Santos - Enfermeiro do Centro De Atenção Psicossocial de Rio do Sul, especialista em Urgência e Emergência pela CENSUPEG e Rômulo Augusto Borges - Farmacêutico Toxicologista do Centro de Atenção Psicossocial de Rio do Sul.


Mesa Redonda com os profissionais:

Dr. José Eduardo Lobato D´Agostini - Médico psiquiatra. Pós- graduado em Dependência Química na UNIFESP e professor do Curso de Medicina da Unidavi. Mestrando em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC

Dr. Fernando Guedes - Médico Psiquiatra

Dr.  Bruno Reis Braga - Médico psiquiatra e Pós-graduando em Dependência Química pela UNIFESP 

Ana Paula Leão Batista - Psicóloga, pedagoga, professora dos Cursos de Psicologia, Direito e Sistemas de Informação da Unidavi - Mestra em Psicopedagogia e Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC

Dr. Luis Raphael Amazonas Ferreira - Médico Pós-graduado em Psiquiatria e Pós-graduando em Dependência Química pela UNIFESP  

Gabriel Gómez - Vice-presidente da ONG Despertar, mantenedora do CVV de Rio do Sul.

Camila Paes - Assistente Social e Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS de Rio do Sul.

O suicídio pode ser evitado. Procure ajuda, ajude quem precisa. 47 98817-4215

Compartilhe a notícia: