Dia do Portador de Marca-passo

25/09/2018

Durante a tarde de ontem(24), os acadêmicos da segunda fase do Curso de Medicina realizaram atividades referentes ao Dia do Portador de Marca-passo, comemorado no dia 23. O evento aconteceu na Praça Ermembergo Pellizzetti e fez parte da disciplina Habilidades Clínicas II, ministrada pelo Prof. Marcelo Vier Gambetta. "Recebemos a população adulta, onde realizamos mais de 100 atendimentos", enfatiza.

A campanha é nacional, apoiada e estimulada pela Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (ABEC/DECA). Realizada anualmente, este ano está denominada como: Seu Coração no Ritmo Certo. "É o segundo ano que Rio do Sul participa da campanha, sendo, em 2018, uma das 37 cidades no país e a única em Santa Catarina com atividades pré-programadas e anunciadas", comenta o Docente.

Conforme Gambetta, a ação teve por objetivo conscientizar a população sobre a importância da identificação precoce de arritmias e ensiná-la, de forma simples, a aferir o pulso, lembrando-os de que frequências cardíacas abaixo de 60 bpm, acima de 100 bpm ou irregulares, podem ser um sinal de alerta de que algo está errado. "Desta forma, favorecemos a busca precoce dos serviços de saúde para a adequada identificação do problema", completa.

Para o Docente, a atividade aproximou os alunos e a comunidade, pondo em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sendo os alunos instrumentos de modificação da história natural das doenças da população ao tornar/ensinar o cidadão agente ativo na promoção da sua própria saúde.