Notícias

Corrida de Rua - Treinamento Avançado

05/07/2018


Nos dias 23 e 24 os Cursos de Educação Física em parceria com o a Equipe de Atletismo de Rio do Sul promoveu o Curso Corrida de Rua - Treinamento Avançado na Pista de Atletismo da Unidavi, na Sede da Associação Desportiva e Recreativa - ADR, no Bairro Altertina. O curso contou com um palestrante de renome internacional, o Professor cubano Lázaro Pereira Velázquez, que trouxe técnicas desenvolvidas e testadas por ele mesmo e que são reconhecidas e usadas por atletas de ponta. A disciplina de Atletismo do Curso é ministrada pelo Prof. Clair Antonio Wathier, que participou ativamente da organização do evento. 

Neste curso, o segundo ministrado pelo prof. Velázquez em Rio do Sul, foram abordados conteúdos mais técnicos, como periodização e planejamento para o corredor de rua, no treinamento rotineiro e na semana de competição, como a capacidade física vai interferir no treinamento, pois não basta correr, além da velocidade, outros fatores importam como força, coordenação motora, resistência e flexibilidade.

Em função disso, o professor defende que o corredor deve fazer mais do que ``apenas correr`` e que o papel de alertar para isso é do profissional de Educação Física. ``Coloco muito o exemplo de quando você vai ao médico, você quer resolver um problema de saúde você respeita a opinião do médico. E quando uma pessoa procura um profissional de Educação Física, imagina-se que esse profissional vai te dar os subsídios necessários para fazer a atividade da melhor forma possível. Então temos que respeitar. Mas tem um detalhe, só vão respeitar o profissional de Educação Física, se consideram que é um bom profissional e para isso ele tem que estar capacitado`` completa ele.

O Coordenador dos Cursos de Educação Física da Unidavi, Prof. Júlio Cesar Nasário explica que cursos como este fortalecem o curso, além de prepararem muito mais os alunos para o mercado de trabalho. Ele ainda comenta que ``foi possível oferecer este curso a quase 30 professores que vão replicar este conhecimento nas cidades da região, até porque o compromisso da Unidavi é regional, ele não é apenas local. Então a gente tem certeza de que este professores vão replicar estes conhecimentos em outros municípios, escolas e clubes e dessa forma a qualidade de vida, o rendimento desportivo, todos os aspectos da Educação Física ficam em vantagem em relação às necessidades que nos temos na nossa comunidade hoje``.

O egresso da Unidavi e treinador da Equipe de Atletismo de Rio do Sul, Prof. Jeferson Bagatoli, conta que no primeiro curso, realizado em abril, cerca de 50 alunos e professores da área participaram, sendo que a temática era a Introdução ao treinamento de Corrida de Rua. ``O fato de termos tido 50 pessoas na primeira edição do curso e 30 agora na segunda mostra a relevância desse curso para a região. Além disso, essa temática já era uma necessidade minha, como profissional e que o prof. Lázaro vem contribuir em muito com uma série de ferramentas, desenvolvidas por ele mesmo em 30, 40 anos de trabalho no atletismo, e que portanto são únicas`` comenta.  

De acordo com Prof. Júlio, estuda-se a possibilidade de parcerias com o Prof. Lázaro para cursos de Extensão da Unidavi, para abrangência de um público ainda maior. 


Lázaro Pereira Velázquez

Graduado em Educação Física pela Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (1994) validado pela Universidade Federal de Rondônia e mestrado em Educação Física - Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos (1998) validado pela UNICAMP Campinas. Experiência na área de Educação Física e Treinamento Desportivo, com ênfase em docência em Educação Física de cursos formação e pós-graduação e Treinamento Esportivo em Atletismo. 

Mais de 35 anos de experiência, onde desempa cargos de Professor Universitário, Chefe de Departamento de Educação Física, Diretor de Esporte Universitário, Coordenador de Projetos Esportivos, Gerente de Equipes Esportivas, Treinador de Formação e Alto Rendimento e Professor Dissertante da IAAF. 

Pioneiro na Implantação do Mini Atletismo IAAF / CBAT no Brasil em 2007. Elaborou o Projeto Federal Atleta na Escola em 2012. Elaborou e Coordena o Projeto Federal Pentatlo Federal Atletismo Escolar em 2008. Treinador da Seleção Brasileira de Atletismo em 2006 e 2007. 

Atua ainda na Confederação Brasileira de Atletismo.


Compartilhe a notícia: