Notícias

Summaê

26/06/2018


No dia 22 de junho, na Sala Magna da Unidavi, foi realizado mais uma edição do Projeto Summaê. A atividade faz parte da disciplina de Estatística, ministrada pela Prof.ª M.ª Emanuela Valério Jorge, e envolveu os acadêmicos da 3ª fase de Administração e 5ª fase de Sistemas de Informação.

O nome do projeto significa soma com chapéu, e no dia do evento, todos os participantes usam o acessório. "O projeto consiste na produção de vídeos criativos desenvolvidos pelos próprios alunos utilizando a participação de personalidades, famosos ou cenas de filmes, com perguntas sobre a matéria estudada, e que são respondidas em forma de jogo", explica Prof.ª Emanuela.

Em cada edição do Summaê, há a participação de professores da Unidavi e de outras Instituições. Nesta 1ª edição a convidada foi a Prof.ª Iris Tuty Dalcanale Araújo.

Usando os conceitos da sala de aula invertida e aprendizagem colaborativa, os alunos atuam elaborando as atividades e, posteriormente, as utilizam durante a realização dos jogos, o aluno se sente responsável pelo processo e sucesso da atividade, uma vez que acaba atuando diretamente em todas as fases do projeto: elaboração, execução e obtenção de resultados.

O idealizador do projeto é o professor Ricardo Fragelli da Universidade de Brasília (UnB) que, em palestras pelo país, incentiva discentes a utilizarem seus métodos para auxiliar na inserção de atividades diferenciadas e motivadoras no contexto de suas salas de aula. Na Unidavi, é desenvolvido pela Prof.ª Emanuela, com apoio da Pró-reitoria de Ensino e de acadêmicas voluntárias do curso de Engenharia Civil.

Segundo Emanuela a proposta principal é mudar a visão de que determinadas disciplinas podem ser ensinadas e aprendidas de uma forma que façam com que o aluno perca o medo agregado a reprovações. "Em todos os passos a participação e interesse dos alunos foi percebida, o fato de estarmos trabalhando com algo diferente do padrão de sala de aula atual fez com que os alunos despertassem interesse maior pela Estatística. A elaboração dos vídeos foi surpreendente, os alunos buscaram questões diferentes para participar da atividade, deram show. No dia do evento, TODOS encararam a ideia de que só estaria na sala quem usasse chapéus, soltaram a criatividade", ressalta.

Após a realização do Summaê, acontece a prova da disciplina, que envolve o conteúdo visto no projeto. Também é feito um levantamento estatístico para que se possa comparar e obter os resultados em termos de notas.  

Parabéns às turmas envolvidas!


Compartilhe a notícia: