Notícias

Abertura do Interateliê

26/06/2018


Ontem(25) e hoje, acontece o Interateliê. O evento é uma iniciativa dos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo e trata de uma mostra de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da 3ª a 9ª fase. "A exposição traz resultados de competências e habilidades desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2018, com os Trabalhos de Conclusão de Curso", explica a Coordenadora do Curso, Prof.ª M.ª Maristela Macedo Poleza.

Ainda, busca-se na realização do evento, a  partilha de  pesquisas,  conhecimentos e  experiências adquiridas principalmente no  contexto regional. A questão da sustentabilidade, amplamente abordada pelos trabalhos, é representada na utilização de  peças de  bambú que estruturam de forma simples a exposição. 

A atividade acontece até hoje no Parque Universitário Unidavi - PUNF, das 19h às 21h30min, e é aberta à comunidade. "A integração de alunos,  professores e comunidade especialmente convidada resulta no maior ganho", comenta Prof.ª Maristela.


 


3ª  Fase

Disciplina: Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo I

Professoras: Bianca Lemkuhl e Maristela Macedo Poleza

Nesta disciplina foi realizado  o estudo e a análise de praças em algumas cidades da região do Alto Vale do Itajaí,  considerando elementos materiais e imateriais constituintes da paisagem do lugar. Também, estudos dos entornos com fluxos, escalas  e hierarquias espaciais; desenvolvimento de habilidades e competências para o  Estudo Preliminar em baixa complexidade relacionados  ao habitar; proposta de edificação residencial com área máxima de 100 m2 vinculada ao  cliente definido pelo acadêmico.


5ª Fase

Disciplinas e Professores:

Ateliê de Projeto e Urbanismo III -   Prof. Guilherme Feijó

Estabilidade das Edificações - Prof.  Elvis Fronza

Estética - Prof.ª  Patricia Moretti

Infraestrutura Urbana - Prof. Rodrigo Neves

Introdução à Sustentabilidade na Arquitetura - Prof.ª Katiane Folcz

Planejamento Urbano I- Prof.ª Luciani Lopes de Souza

A disciplina de Ateliê de Projeto de Arquitetura III,  trabalhou o Projeto Arquitetônico de um Centro Cultural inserido no Bairro Barra do Trombudo em Rio do Sul. O objetivo ministrado, foi o de buscar a integração do equipamento aos elementos históricos do local. A proposta apoia-se em princípios construtivos ministrados nas disciplinas de Introdução à Sustentabilidade na Arquitetura e Estabilidade das Edificações. Como equipamento comunitário, propõem-se  a receber a população local, tornando-se  um marco arquitetônico referencial por atender  também ao Desenho  Universal. A disciplina de Planejamento Urbano tratou aspectos de inserção deste equipamento no bairro e a disciplina de Estética realça questões relacionadas à arte compositiva. Em Infraestrutura urbana são propostas melhorias integradas que abrangem desde as estruturas básicas de saneamento e serviços, até questões político-sociais e sustentabilidade nos espaços sob intervenção. 


7ª Fase

Disciplina:  Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo V ¿ Edifício Multifamiliar em Altura e Centralidade  

Professores: Bruno Passos e Gustavo Peters

A disciplina de Ateliê V trabalhou a morfologia urbana; fluxos e hierarquias dos espaços, densidade e centralidade; relações de entorno bairro considerando elementos materiais e imateriais constituintes da paisagem do lugar; relações entre espaços privados, públicos e semipúblicos e estudo de exemplos significativos de arquitetura para formação do  repertório projetual. Também, abordagens conceituais e metodológicas do projeto arquitetônico para trabalho final em nível de anteprojeto de uma edificação com ênfase na verticalidade; relação entre edificação e paisagem urbana; compatibilização do sistema portante e prumadas de instalações técnicas prediais. 


9ª Fase

Disciplina: Pesquisa Teórica para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Professora: Marina Dal Zot Von Meusel

Pesquisas de Trabalho de Curso - TC


Fica o convite para toda a comunidade! Estamos preparando tudo com muita dedicação!


Compartilhe a notícia: