Paisagismo

22/05/2018

Dia 26 de abril, 42 alunos da 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram saída de campo. O destino foi espaços paisagísticos urbanos de Rio do Sul, sendo algumas das vias urbanas centrais e a Praça Ermembergo Pellizzetti.

A atividade faz parte da disciplina de Paisagismo, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Luciana Patrícia Rosa Dias. Também acompanhou a turma, a Prof.ª Dr.ª Alexandra Goede de Souza, do Instituto Federal Catarinense - IFC, de Rio do Sul. "O Paisagismo aborda formas, conceitos e aplicabilidade de técnicas e conhecimentos para que sejam possíveis as projeções de ambientes e composições ornamentadas com elementos arquitetônicos e/ou elementos naturais, tornando o contato dos frequentadores esteticamente estimulante e agradável", comenta Prof.ª Luciana.

A Docente explica que o objetivo desse trabalho foi possibilitar aos alunos uma visão prática e crítica sobre assuntos abordados em sala, analisando o espaço paisagístico central da cidade de Rio do Sul e a identificação de espécies arbóreas e outras ornamentais que compõem a área da entrada principal da UNIDAVI. "Buscamos estimular o senso crítico dos discentes quanto a sustentabilidade aplicada ao urbanismo através da análise dos aspectos morfológicos das plantas, visualizando seu potencial paisagístico positivo ou negativo (quando identificado) para o paisagismo urbano in loco.  Bem como a formulação de uma análise individual descritiva de cada acadêmico sobre o paisagismo e das áreas verdes da cidade", finaliza Prof.ª Luciana.