Comandos de Saúde nas Rodovias

18/05/2018

Na manhã de hoje(18), das 8h às 12h, aconteceu a ação "Comandos de Saúde nas Rodovias". A atividade foi realizada em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal de Rio do Sul. Além dos policiais, alunos e professores do curso de Medicina estavam envolvidos.

O "Comandos de Saúde nas Rodovias" é um trabalho que a PRF desenvolve nacionalmente. "O objetivo do Comandos é chamar a atenção de motoristas de caminhões para fazerem exames periódicos, cultivar hábitos saudáveis e garantirem uma melhor qualidade de vida na direção do veículo", explica o Policial Rodoviário Federal, Manoel Fernandes Bitencourt.

Para ele, muitas vezes estes motoristas vivem na estrada e acabam negligenciando com a própria saúde não parando para fazer exames básicos. "Isso pode resultar em acidentes no trânsito, pois um mal súbito em um caminhoneiro ao volante pode causar uma tragédia". completa.

Normalmente a ação é feita em parceria com O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), entidades civis e sem fins lucrativos.

Na cidade, no caso em Rio do Sul, esta parceria é feita com a Unidavi. "A busca de parceria com a Instituição objetiva buscar o conhecimento dos alunos na área da saúde para auxiliar na aplicação dos exames que serão desenvolvidos no Comandos", esclarece Manoel.

Para o Professor Marcelo Gambetta, que acompanhou a turma, a ação buscou interação e experiência para os alunos. "Para eles que estão nas primeiras fases, este tipo de atividade é de extrema importância. Além do contato com este público-alvo, ficam sabendo das necessidades dos caminhoneiros no que diz respeito à saúde. Outra parte fundamental é esta integração com os colegas e com a comunidade", finaliza.