Visita Técnica

22/05/2018

Os alunos da 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo visitaram a propriedade da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida - Apremavi, em Atalanta. A Atividade, que faz parte da disciplina de Paisagismo, aconteceu dia 18 de maio e foi coordenada pela Prof.ª Dr.ª Luciana Patrícia Rosa Dias. As Docentes Prof.ª M.ª Maristela Macedo Poleza e Prof.ª Angelina Wittmann acompanharam a turma.

Prof.ª Luciana explica que o processo de degradação ambiental, devido às atividades antrópicas, ocorre desde épocas antigas. "A atuação do Paisagismo tem demonstrado crescente interação com a preservação ambiental e a sustentabilidade, seja em áreas rurais ou nos espaços urbanos, o que denota a sua aplicabilidade desde o uso sustentável de espaços até a recuperação de áreas degradadas através do uso de diversidade de plantas, entre elas as espécies nativas", completa.

O conhecimento das características fenotípicas das plantas é essencial para o desenvolvimento do processo de escolha de qual espécie deve ser utilizada para compor projetos paisagísticos. "Na disciplina de Paisagismo, além de outros assuntos, sãos abordados o potencial ornamental das plantas, bem como a importância e o conhecimento do processo produtivo das mudas, em especial nativas da Mata Atlântica, considerando que o sucesso do projeto dependerá diretamente da qualidade e do manejo das plantas escolhidas", explica Prof.ª Luciana.

A Apremavi, através do centro ambiental e viveiro de mudas, atua ativamente em processos sustentáveis visando a recuperação dos remanescentes de Mata Atlântica, através de ações de capacitação e consciência ambiental que retratam os problemas e apontam soluções com base na realidade da região alavancando para outras regiões do País.