Últimas Notícias
Notícias
III Conae
28/05/2018
Na sexta-feira(25), no Bloco G da Unidavi, Campus Rio do Sul, aconteceu a etapa municipal da III Conferência Nacional de Educação - Conae. Participaram cerca de 300 profissionais de todas as redes educacionais e entes federados. "Foi um dia muito proveitoso, no sentido de verificarmos que rumos queremos para a educação no País", comentou o Reitor da Unidavi, Prof. M.e Célio Simão Martignago, que também fez parte da mesa de autoridades.
A III Conae, nas etapas preparatórias, municipais e/ou intermunicipais e estadual, tem como tema principal: "A Consolidação do Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica".
Para a Representante da Unidavi no Fórum Municipal de Educação, Marizete Serafim Hoffmann, o evento permitiu a materialização da participação popular e a voz da sociedade para a melhoria da Educação, com a perspectiva da qualidade que tanto se almeja. Foram discutidos oito eixos temáticos, voltados às ementas, primeiramente nas salas temáticas e logo após na grande plenária. Também foram escolhidos os delegados para a etapa regional que acontecerá amanhã(29), na Unidavi. "Ainda, teremos ao longo deste ano, a etapa estadual e, em novembro, a nacional. A Conae surge como um movimento que permite aos entes federados dialogarem e contribuírem para uma educação de qualidade socialmente referenciada", completa Marizete.
Historicamente a educação no Brasil tem dado passos lentos no sentido de consolidar um sistema de Educação de qualidade e que permita acesso e permanência para todos. "Já tivemos uma Conae em 2010 e em 2014, estas discussões são muito produtivas e fazem com que nos comprometemos com os rumos da educação. Desejamos que as próximas etapas "aconteçam" diante de tudo que está ocorrendo no País, a educação é um grande passo para uma sociedade próspera", deseja a Coordenadora.
Por fim, Marizete enfatiza que em 2019 acontece a Conferência Municipal de Educação, para monitorar e avaliar o plano decenal de educação 2015-2025. "Há muita coisa para ser discutida, a vida não pára e o movimento da educação é importante porque precisamos mostrar qual educação queremos e como vamos fazer para materializar todas as 20 metas do plano", finaliza.