Notícias

Curso de Enfermagem

13/04/2018


Dia 07 de abril, acadêmicos do curso de Enfermagem participaram de mais uma edição do evento "Dia da Família na Escola". A atividade envolveu ações de prevenção e foi realizada na Escola Alfredo Dalfovo, em Rio do Sul. O encontro é um movimento estadual que visa a integração entre a comunidade e a Unidavi. 

O Dia da Família foi realizado pelas acadêmicas da 5ª fase: Jeniffer Miranda, Jaíne Maria Fontanive e Kássya Madalena Eifler que participaram como voluntárias. O acadêmico da 9ª fase, e também funcionário da Unidavi, Renan Willemann Hillesheim acompanhou as alunas. Foram realizados cerca de 74 atendimentos no total, 23% a mais que na edição anterior do mesmo evento, em 2017. 

Entre as atividades que foram desenvolvidas, destaca-se a verificação de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, visando o diagnóstico precoce de diabetes e hipertensão, além de orientações para adoção de hábitos saudáveis de vida. 

Renan comenta que nessa edição, o entrosamento da comunidade com a escola se fortaleceu em relação a edição do ano passado. "A comunidade demonstrou interesse no evento e nos procedimentos disponibilizados, o que refletiu positivamente no número de atendimentos realizados", explica. 

Ainda, para ele, merece destaque especial, o número considerável de casos de pessoas atendidas que realmente apresentaram alterações nos exames. "Principalmente no exame de glicemia capilar, que pode indicar novos casos de Diabetes mellitus, ou por vezes, em pacientes já diagnosticados, indica que a doença não está sendo controlada com eficiência", destaca. 

Segundo a Coordenadora do Curso, Prof.ª M.ª Rosimeri Geremias Farias, os estudantes tiveram a oportunidade de aplicar na prática o que aprenderam na teoria. "O evento permitiu ainda, que os pais participassem das atividades oferecidas junto com seus filhos", ressalta. 

Renan informou também que em casos de exames com alterações, a indicação é de que o paciente procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima para agendar uma consulta e realizar a investigação adequada.

Compartilhe a notícia: