Notícias

Embaixo da Ponte tem...  

01/02/2018


Rio do Sul não é a maior cidade de Santa Catarina, tão pouco a mais conhecida. Mas em matéria de criatividade é a que mais se destaca, certamente. É nesse município, com aproximadamente 70 mil habitantes, que o teatro mora. Mas ele não está em qualquer lugar, está embaixo de uma ponte.  

O local leva o nome de "Espaço Cultural Moysés Boni", localizado no Parque Universitário Unidavi - PUNF, mantido pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - Unidavi. "Fomentar a cultura sempre foi e será uma das propostas da Unidavi e saber que é através dela que temos este diferencial mostra porque a Instituição é referência no ensino e, principalmente, nesse processo de disseminação do conhecimento", comenta o Reitor da Unidavi, Prof. M.e Célio Simão Martignago.  

É na Ponte Curt Hering, construída na década de 30 e que liga duas partes do bairro Centro, que o teatro reside. Embaixo desta ponte tem música, contação de histórias, exibição de filmes, oficinas, bate-papos, saraus literários e muito mais. Tem estrutura de iluminação profissional, excelente acústica e capacidade para até 200 pessoas. Ao longo de sua história, trouxe mais de 300 atividades culturais do Brasil, Argentina, Espanha, França, Uruguai, Chile e Canadá. (Fonte: CPPTA)  

O Teatro Embaixo da Ponte é único no mundo. "São nestas conexões de ideias, pessoas e instituições que acreditamos estar a chave para soluções criativas e audaciosas, entendendo a cidade como um grande painel de possibilidades para inovar e transformar", comenta o Diretor da Trip Teatro e voluntário da ONG Centro de Pesquisa e Produção de Teatro de Animação (CPPTA), Willian Sieverdt.  

Para 2018, está sendo desenvolvido um projeto de reforma do espaço, com: a construção de um novo palco e nova arquibancada com estrutura de módulos praticáveis, pintura e decoração, a construção de um banheiro para pessoas com deficiência, criação de nova cabine de som e luz com espaço reservado para audiodescrição, melhoria da rampa de acesso, fechamento acústico, climatização, segurança do espaço e compra de contêineres de apoio para camarim e recepção. O Projeto e execução está sob responsabilidade da Empresa Obra Arquitetura e Planejamento LTDA.  

Willian explica que, para garantir a continuidade das atividades no Teatro Embaixo da Ponte, bem como a execução de obras, necessárias para o aprimoramento do espaço, será desenvolvido uma campanha de mobilização chamada: Amigos da Ponte. "A proposta é engajar pessoas físicas e jurídicas que queriam se tornar apoiadores mensais do espaço", completa.  

Os projetos seguem e as apresentações não param. Organizada pela Companhia Trip Teatro, também de Rio do Sul, parte da programação para 2018 já está montada com cerca de 30 espetáculos somente no primeiro semestre, para todas as faixas etárias.  

Programação em breve!

Dê uma passadinha embaixo da ponte, você vai se surpreender!

Compartilhe a notícia: