13/12/2018

A Psicóloga e Egressa da Unidavi, Kátia Gonçalves, palestrou sobre "bullying e comportamento suicida na escola". O trabalho ocorreu dia 27 de novembro e 4 de dezembro, com os alunos da Escola Paulo França, de Ituporanga.

Para a Diretora da Instituição, Prof.ª Cleusa Weber Roling, a exposição de Katia atendeu às expectativas. "Após verificarmos a problemática que se apresentava aqui, direção e professores decidiram buscar ajuda na Unidavi, onde a abordagem veio ao encontro do que se esperava, sendo muito pontual na temática apresentada", comenta.

A solicitação das palestras foi feita para o Coordenador do Campus de Ituporanga, Jaison Rosa, que prontamente se dispôs a ajudar.

Katia ressalta que a iniciativa da escola em buscar auxílio profissional é fundamental para ações de prevenção ao suicídio e de promoção de saúde no contexto escolar. "Os alunos foram muito participativos e a escola acolhedora", afirma.

Kátia complementa lembrando que a iniciativa da direção e professores em buscar auxílio profissional é fundamental para ações de prevenção ao suicídio e de promoção de saúde no contexto escolar. "Percebe-se a importância desses momentos de compartilhamento, tendo em vista que o comportamento suicida está presente no contexto escolar e ter conhecimentos a respeito desse assunto é um fator decisivo em ações preventivas. Dessa forma, falar sobre esses temas torna-se indispensável em todas as idades, principalmente na adolescência", enfatiza.

Os alunos foram muito participativos e a escola bastante acolhedora. "Os adolescentes gostam muito desses momentos, em que podem compartilhar suas angústias e dificuldades para lidar com essa fase. Todas as demandas que emergiram nos encontros, foram repassadas para a direção da escola, que foi orientada sobre como proceder. Os alunos também recebem orientações sobre onde procurar ajuda e apoio em momentos difíceis", finaliza Katia.