Notícias

O futuro da moda

16/11/2018


A estilista Ana Paula Henkel apresentou a palestra "O futuro da moda - o que nos espera", na noite de segunda-feira, 12 de novembro, no SENAI de Rio do Sul, entidade da FIESC. 

O encontro, que teve como parceiro o SINFIATEC, fechou a programação do Mundo SENAI e contou com a presença de profissionais, estudantes, empresários e fornecedores da cadeia produtiva da moda.

A moda acompanha a evolução tecnológica no mundo. Essa foi a informação inicial da apresentação. "O desenvolvimento não é mais em progressão aritmética ou geométrica, é exponencial. Vivemos na era digital e convivemos com a geração Millenium, que não quer consumir por consumir, eles querem experiências de consumo", disse a palestrante.

A moeda que movimenta as indústrias hoje é a informação, assim como as facilidades oferecidas pelas novas tecnologias, a exemplo da internet das coisas. A sustentabilidade ambiental e a responsabilidade social vêm junto com as mudanças e, pela exigência de consumidores mais conscientes, serão um caminho sem volta, com novos modelos de negócios que respeitam o meio ambiente e o trabalhador. "Os valores estão evoluindo a cada geração e isso tem tudo a ver conosco, porque o futuro é agora. Para o Alto Vale se manter competitivo precisa acompanhar o mercado, trabalhar em conjunto, aproveitar as mentes jovens e apoiar as instituições de ensino", alertou Ana Paula.

Para concluir ela citou algumas novidades tecnológicas que já estão sendo utilizadas no processo de fabricação do setor têxtil. Os participantes interagiram trocando experiências e opiniões sobre os temas abordados. A diretora do SENAI Alto Vale, Graziela da Silva Branco, ressaltou a importância da palestra. "As mudanças tecnológicas estão aceleradas. Precisamos atualizar informações, conhecimentos e referências". Ela também comentou sobre os benefícios que o curso de Tecnólogo em Design de Moda, oferecido em parceria com a Unidavi, irá trazer para as indústrias do setor. As inscrições para o curso podem ser feitas até dia 08 de dezembro. 

Texto e fotos: Debora Claudio

Compartilhe a notícia: