Curso de Arquitetura e Urbanismo

29/11/2018

Nesta quarta-feira (28) os acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram as apresentações do trabalho de Planejamento Urbano Regional. Eles elaboraram soluções para a infraestrutura regional em diversas áreas. A partir de pesquisas e estudo apresentaram em forma de croqui cada conceito.

Confira o Resultado:

Equipe 1

Formada por Amanda Welter; Carla Micaela Muniz; Gabrieli Paterno; Joana Cristina do Nascimento; Laiz Daiane Claudino Correa; Letícia Vendramin; Liniti Fiamoncini; Mariani Salazar da Silva; Tayná Matê e Thayne Nardelli o projeto da equipe foi intitulado ¿Revitalização Urbana Regional Biodiversidade no Alto Vale do Itajaí¿.

Eles explicam que a proposta de Revitalização Urbana Regional para a área estudada, formada pelos municípios: Aurora, Agronômica, Laurentino, Lontras e Rio do Sul, tem como objetivos elaborar a recuperação da diversidade biológica através da implantação de um corredor de biodiversidade nas áreas de preservação permanente, como nas margens de rios e ribeirões, terrenos com grandes declividades e pontos com as cotas mais elevadas nos muitos vales pertencentes às microbacias.

Equipe 2

Formada por Alexwel Chiroli; Carla Cristina Weber; Edna Frainer; Helder Eduardo Seiler; Júlia Defreyn; Naiara Leandro; Pâmela Romig da Costa Paes; Sérgio Barcelos Junior e Taís Fontanive a equipe propôs o trabalho ¿Intervenção Urbana Regional - Ciclovia Regional - Rede de Cidades: Salete, Taió, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Atalanta, Petrolândia, Ituporanga e Rio do Sul¿. O projeto tem como objetivos minimizar os conflitos no trânsito e melhorar os caminhos através da presença da intermodalidade criada com o acréscimo da Ciclovia Regional, no seio da rede de cidades estudada neste trabalho. Promover a acessibilidade em localidades urbanas da região estudada, situadas em santuários naturais e de difícil acesso, pela limitação dos caminhos existentes e somente rodoviários. Isto, através da inserção de um novo modal de qualidade e sustentável feito através da bicicleta.

Equipe 3

Composta por Andresa Janing; Carla Kaleski Pereira; Gabriella Ferrari Ledra; Jaine Molinari; Letília Passig; Luana Graziela Vistuoso; Requel Röhers; Vania Molinari e Verônica Andrjevski com o trabalho ¿Revitalização Urbana Regional: Rio do Sul, Presidente Getúlio, Ibirama, José Boiteux, Dona Emma e Witmarsum¿.

A Proposta de Intervenção para a área estudada tem como objetivos facilitar o acesso e a mobilidade entre os municípios através da inserção de ciclovias com foco na intermodalidade. Propor a continuidade dos percursos existentes, a fim de facilitar e fomentar a circulação entre os pontos turísticos da região. Promover a conexão das pessoas com tipologias pertencentes ao patrimônio histórico arquitetônico e natural existentes na região estudada através da criação de Rotas Turísticas.

Equipe 4

Composta por Bárbara Conte; Carolina Henn; Danusa Kruger; Fabio Guerino Araujo; Gustavo Steinbach; Ihuri Cunha; Larissa Clerice; Maicon Souza; Rafaela Dalcanale Araujo e Rossinei França o trabalho apresentado ¿Revitalização Urbana Regional "Microrregiões" de Ituporanga e Rio do Sul¿ têm como objetivos revitalizar a área espacial entre a rodovia SC - 350 e o Rio Itajaí do Sul no município de Aurora. Revitalizar e desenvolver um planejamento urbano para a crescente região industrial de Ituporanga e Petrolândia. Desviar o fluxo de trânsito pesado da área central do centro da cidade de Ituporanga. Revitalizar o acesso para a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Ituporanga.

Equipe 5

Formada por Aline Roberta Kolm; Amanda Kraus; Ariane Demétrio; Cassiani Montibeller; Diordi Finardi; Nelson L. Junior; Olivia Carmo; Tabata Theis e Yanca Lafaela Braun, o grupo apresentou sobre ¿Revitalização Urbana Regional - Rede de Cidades: Trombudo Central, Agronômica, Agrolândia, Atalanta, Ituporanga, Aurora e Rio do Sul¿.

A Proposta tem como objetivos requalificar a região estudada a partir da incorporação de instrumentos, equipamentos, espaços específicos para o pleno desenvolvimento de novas práticas adotadas na mesma, ou que se pretende adotar a partir desta proposta. Viabilizar espaço para a implantação de edifícios destinados à escolas técnicas, oficinas mecânicas, pontos de revenda de implementos além de secadores para receber as produções de grãos como, milho, arroz, feijão da região. Recuperar e promover melhorias nas Rodovias: SC 350, entre os municípios de Ituporanga e Rio do Sul, SC 281 entre os municípios de Ituporanga a Atalanta.