O futuro da minha cidade

25/10/2018

Hoje (25), a partir das 18h, o futuro da cidade vai ser debatido no Parque Universitário Unidavi, no evento "O futuro da minha cidade". O encontro contará com a palestra do ex-prefeito de Maringá (PR) e consultor da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Silvio Barros e da arquiteta e Marcella Arruda, Coordenadora do Núcleo de Projetos do Instituto "A cidade que precisa de você".

"Eu e o Silvio damos duas palestras para instigar as pessoas que participam do evento a se apropriar, cuidar e criar ações para a cidade. Eu trago referências em urbanismo participativo, de formas de transformar a cidade de baixo para cima através de iniciativas comunitárias e o Silvio traz a questão de ter uma outra mentalidade para pensar o futuro da cidade, para não pensarmos o futuro com a mentalidade do passado",conta Marcella.

O evento é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o SINDUSCON de Rio do Sul, em parceria com a FIESC Alto Vale por meio do Departamento Nacional do SESI e apoio da Unidavi.

O principal objetivo é mobilizar a sociedade para ser protagonista na gestão da cidade, elaborando um plano de longo prazo, com soluções criativas para o desenvolvimento urbano sustentável. A proposta é sensibilizar as principais lideranças da região sobre as parcerias que podem ser firmadas entre os setores organizados da sociedade e do Poder Público.

O projeto está baseado no modelo de gestão do ex-prefeito de Maringá (PR) e consultor da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Silvio Barros. O município de Maringá tornou-se referência nacional em serviços públicos a partir de 1996, com a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico.