Notícias

Comitê de Ética

25/10/2018


Dias 22 e 23 de outubro, os docentes e representantes do Comitê de Ética da Unidavi, Prof.ª Dr.ª Josie Budag Matsuda, Prof. M.e Júlio Cesar Nasário, Prof. M.e Fernando Andrade Bastos e a secretária Jessica Cristine Goedert participaram do Treinamento para os Comitês de Ética em Pesquisa dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O evento foi realizado na Universidade da Região de Joinville - Univille.  

Organizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - Conep, o treinamento teve os seguintes temas abordados: 1. Critérios de Avaliação Ética; 2. Sistema CEP/Conep: Tramitação dos Processos dos Comitês de Ética; 3. Tramitação de Protocolos ¿ Construção do Parecer; 4. Desafios atuais do Sistema CEP/Conep; 5. Sobre o papel e a Participação do(a) Representantes de Usuários; 6. Resolução 510 - Ciências Humanas e Sociais; 7. Plataforma Brasil: sobre o uso e dúvidas.

Prof.ª Josie, que é Coordenadora do Comitê de Ética da Unidavi, confirma a exitosa participação da equipe no evento. "Percebe-se que nosso Comitê caminha de acordo com as orientações/preconizações da CONEP", ressalta. 

Ela explica sobre os avanços. "Vamos trabalhar de forma a difundir, ainda mais dentro da IES, o quão importante são as Pesquisas, a fim de despertar apreço nos acadêmicos e professores por essa área que é um dos nossos pilares institucionais", completa. 

De acordo com a Secretária Jessica, o evento foi muito esclarecedor. "O Conep contribuiu significativamente na melhoria da tramitação dos processos de pesquisas e na orientação aos pesquisadores em relação a dúvidas que ainda norteiam às Resoluções CNS 466/12 e 510/16", finaliza.

Informe-se sobre projetos e datas de submissão: etica.unidavi.edu.br. 

Compartilhe a notícia: