Notícias

Workshop Internacional começa hoje(29)

29/05/2017


O papel da logística de suprimento de alimentos

 

De hoje(29), até quinta-feira(01), a UNIDAVI é sede do Workshop Internacional "Um caminho para a sustentabilidade global", organizado por representantes do Brasil e Reino Unido. Participam 30 convidados, entre pesquisadores de diversos países.

 

O evento faz parte do Programa "Researcher Links", promovido pelo Fundo Newton, British Council e Fapesc. Tem como objetivo principal identificar uma abordagem inovadora para melhorar a sustentabilidade da logística de suprimento de alimentos (LSA) no Brasil, melhorando também a economia local e a empregabilidade. "Este workshop cria uma plataforma para jovens pesquisadores para estabelecer uma ligação com outros acadêmicos e empresas para futura colaboração", ressalta a Coordenadora de Pesquisa da UNIDAVI, Prof.ª Dr.ª Lilian Adriana Borges.

 

A oficina está sendo coordenada pela Dr.ª Usha Ramanathan, da Trent University do Reino Unido, e pela Dr.ª Lilian Adriana Borges, da UNIDAVI, contando com a participação de outros pesquisadores de renome, incluindo a Prof.a Dr.a Mollie Painter-Morland, o Prof. Dr. Ram Ramanathan, o Prof. Dr. Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa e o Prof. Dr. Ubiratã Tortato da PUCPR.

 

Para Lilian, o workshop proporciona uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos de pesquisa e networking. "Durante os workshops, pesquisadores em início de carreira terão a oportunidade de apresentar sua pesquisa sob a forma de uma breve apresentação e discutir isso com pesquisadores estabelecidos do Reino Unido e países parceiros", explica.

 

Ainda, Lilian ressalta que haverá um foco na construção de links para colaborações futuras e colaboração entre os dois países para projetos voltados ao estímulo da agricultura familiar e a sustentabilidade da cadeia de suprimentos de alimentos.

 

Entre os objetivos do workshop estão:


  • Compreender o estado atual e os desafios do Brasil na área;
  • Identificar as áreas onde a sustentabilidade ambiental pode ser alcançada;
  • Explorar as formas de alcançar a sustentabilidade (como reduzir o CO2 e aumento da comercialização local);
  • Comparar as melhores práticas de sustentabilidade do Reino Unido e de outros países para empregar a melhor abordagem de sustentabilidade no Brasil;
  • Discutir alternativas potenciais para abordar questões de sustentabilidade das PMEs de alimentos, como programas de capacitação da agricultura familiar e mudança para produtos orgânicos;
  • Como a partilha de conhecimento é o foco principal do tema do workshop, algumas das abordagens estabelecidas em empresas do Reino Unido, como 'Free Range' e 'Local Grown' serão discutidas.

 

Durante três dias os participantes irão apresentar seus trabalhos de pesquisa relacionados ao tema, além de discutir o status atual das PMEs que produzem e distribuem alimentos frente aos desafios da sustentabilidade. Novas oportunidades e melhores práticas atualmente implementadas no Reino Unido serão apresentadas pelos mentores, Prof.a Mollie e Prof.a Ram, como as questões do Big Data e a contribuição da Internet of Things.

 

Na quinta-feira(01), os participantes visitam a propriedade da Família Schmidt em Presidente Getúlio com o objetivo de conhecer as dificuldades e desafios das pequenas propriedades em manter seu 'Selo Verde'. 

Compartilhe a notícia: