17/03/2017

Com o conceito de "Economia Circular", a instituição tem grandes projetos para o futuro.

Para o vice-reitor Professor Alcir Texeira, o atual foco da instituição é reduzir perdas e eliminar desperdícios. Não é de hoje que a UNIDAVI tem projetos ligados a sustentabilidade e agora vai mais a fundo no conceito aplicando a "Economia Circular", onde os resíduos gerados pela instituição se transformam em matéria-prima ou produtos para consumo.

Redução e substituição

Uma simples troca pode fazer muita diferença e gerar muita economia. "Por isso lâmpadas da maioria dos corredores, da biblioteca, reitoria e salas que serão utilizadas pelo curso de medicina, foram substituídas por lâmpadas de Led, mais econômicas e duráveis" explica Texeira. Para o futuro, a intenção é otimizar a economia usado energia fotovoltaica (luz solar).

Nesse conceito o conforto dos alunos também é levado em consideração. Foram instaladas janelas antirruídos, para que quem circula pelos corredores possa conversar normalmente, sem atrapalhar as aulas.

Mais três projetos estão por vir:

- Óleo de cozinha:

A UNIDAVI reutiliza todo óleo de cozinha usado na instituição e produz detergente e sabão para consumo próprio. Outro projeto que será desenvolvido em parceria com a Acirs é a transformação de óleo de cozinha em Biodiesel, para suprir a demanda de máquinas e geradores de energia.

- Compostagem:

Este projeto desenvolvido em parceria com a prefeitura pretende utilizar o lixo orgânico e toda a borra do café produzida na instituição, na compostagem de hortas para a produção de legumes e verduras. O projeto pretende beneficiar todas as escolas municipais.

"O que se pretende é devolver mais do que foi retirado da natureza",comenta Texeira.

Recuperação de nascentes:

O terceiro projeto, realizado pelo Horto da UNIDAVI em parceria com APREMAVI vai disponibilizar mudas que serão plantadas nas encostas de nascentes e com isso ajudar na recuperação da mata ciliar e nascentes.

Além do impacto na economia, o objetivo da instituição é formar agentes multiplicadores para proporcionar um futuro melhor para as próximas gerações.

UNIDAVI, há 50 anos o lugar onde você merece estar.